Geral

Vigilância Sanitária apreende produtos com validade vencida em mercadinhos de Palmeira dos Índios

15/03/2016
Vigilância Sanitária apreende produtos com validade vencida em mercadinhos de Palmeira dos Índios
Vigilância Sanitária de Palmeira dos índios faz inspeção em supermercados do município (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Vigilância Sanitária de Palmeira dos índios faz inspeção em supermercados do município (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A Vigilância Sanitária (VISA) de Palmeira dos Índios apreendeu vários produtos que estavam à venda de maneira irregular em mercados do município.

No Povoado Santo Antônio, zona rural de Palmeira, foram encontrados artigos para cabelo, doces, iogurtes, café e biscoitos com o prazo para consumo vencido, além de potes de margarina expostos fora do freezer. Um destes mercadinhos estava sem o documento de alvará para funcionamento. A dona do estabelecimento foi notificada e a mercadoria recolhida.

Em outro estabelecimento, que tinha o alvará que permite o funcionamento, os agentes da VISA encontraram enxaguantes bucais, gel massageador corporal e sardinhas estragadas. Os funcionários do mercadinho foram orientados a observar a validade dos produtos e a proprietária foi notificada.

A Vigilância alertou que muitas vezes os preços dos produtos são fixados em cima da data de fabricação e de validade, impedindo que o consumidor tenha acesso a verificar se a mercadoria está próprio para consumo. Assim, acabam levando para casa artigos alimentícios e de higiene pessoal com a validade ultrapassada, que podem causar problemas de pele e estomacais, além de alergias.

No último final de semana, a partir de denúncias da população, a Vigilância Sanitária desmontou um abate clandestino de bovinos, que pretendia levar 370 quilos de carne a supermercados da região. A carne era tratada no chão, junto com terra e barro, com total falta de higiene. O material foi apreendido e incinerado.

O coordenador municipal da Vigilância Sanitária de Palmeira, Márcio Pinheiro, disse que  a contribuição da população é muito importante para que esse tipo de ação aconteça. “Sem a ajuda da população a gente não tem como fazer sozinho um bom trabalho. A gente pede que a população denuncie pelo 0800 082 5299, e não precisa se identificar”, completou.