Geral

Videoconferência: governador exalta cidadania da ferramenta para Alagoas

02/03/2016
Videoconferência: governador exalta cidadania da ferramenta para Alagoas

 

Governador Renan Filho destacou benefícios diretos do novo sistema de videoconferência inaugurado nesta terça-feira (2) no Judiciário estadual  (Foto: Governador Renan Filho destacou benefícios diretos do novo sistema de videoconferência inaugurado nesta terça-feira (2) no Judiciário estadual Márcio Ferreira)

Governador Renan Filho destacou benefícios diretos do novo sistema de videoconferência inaugurado nesta terça-feira (2) no Judiciário estadual (Foto: Governador Renan Filho destacou benefícios diretos do novo sistema de videoconferência inaugurado nesta terça-feira (2) no Judiciário estadual Márcio Ferreira)

Garantir a segurança e a economia de recursos no translado de custodiados do sistema prisional de Alagoas quando a Justiça precisar ouvi-los. Estes são os benefícios diretos do novo sistema de videoconferência inaugurado, nesta terça-feira, 2, pelo Judiciário estadual.

Na avaliação do governador Renan Filho, “é uma ferramenta que garante o direito do cidadão em ser ouvido. Garantindo o direito de defesa, além de garantir a segurança dos operadores do Direito e do próprio detento”. Ele interagiu com o juiz Alberto de Almeida que estava conduzindo uma oitava de segredo de justiça, em Arapiraca.

O sistema, ainda de acordo com Renan Filho, promove a proximidade que tanto o poder público busca e precisa. “Além disso, garante sobretudo, a segurança no sistema penitenciário, que se reflete fora dele, contribuindo deste modo com os esforços do Governo de Alagoas na redução da violência”, emendou o governador, que ficou interessado na instalação do sistema para dinamizar a comunicação entre secretarias e o Palácio República dos Palmares.

O convênio assinado entre os poderes Judiciário e Executivo garante a estruturação de um serviço moderno e seguro que agiliza o andamento de processos. Oitenta salas de videoconferência foram instaladas nas comarcas espalhadas por Alagoas para tocar o sistema.

De modo objetivo, o desembargador-presidente Washington Luís, confirmou que a fermenta assegura que qualquer detento do sistema prisional seja ouvido pela Justiça, onde quer que ele esteja detido.

Durante a solenidade, audiências, via teleconferência, foram televisionadas dos municípios de Santana de Ipanema, União dos Palmares, Arapiraca e Maceió.