Geral

Uncisal realiza aula inaugural da 11ª turma do projeto Uncisati

08/03/2016
Uncisal realiza aula inaugural da 11ª turma do projeto Uncisati
Alunos e alunas recebem ensinamentos que passaram a vida inteira para conhecer (Foto: Divulgação)

Alunos e alunas recebem ensinamentos que passaram a vida inteira para conhecer (Foto: Divulgação)

O ambiente universitário e a oportunidade de estudar são estímulos para a turma da melhor idade voltar às bancas de sala de aula. Para proporcionar esse momento ímpar, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizou, nesta segunda-feira, 7, no miniauditório Emil Burihan, a aula inaugural da 11ª turma da Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (Uncisati).

Todos os estudantes, com idade mínima de 50 anos, podem participar de oficinas que contemplam aulas de informática básica, inclusão digital, meditação, medicina natural. Eles ainda recebem conhecimentos sobre equilíbrio e postura, envelhecimento ativo, qualidade de vida no envelhecimento, pintura em vidro, bijuterias, espanhol básico, inglês básico, motivação e prevenção do estresse.

Segundo o reitor em exercício da Uncisal, Paulo Medeiros, “é um momento ímpar para compartilharmos conhecimentos, trocarmos experiências e aproximar a universidade da comunidade com o objetivo de integralizar do ensino”.

Para a professora Marina Cavalieri, de 85 anos, participar do projeto Ucisati – pela segunda vez – é uma grande oportunidade para fazer novas amizades.

“Gosto de me sentir envolvida em atividades inerentes a minha faixa etária e no curso de medicina natural vou aprender os benefícios que a natureza pode nos oferecer por meio das ervas medicinais”, completou Cavalieri.

Já a aposentada Helma Melo, de 62 anos, participa pela terceira vez da Uncisati: “agora, quero aprender a bordar por causa da minha mãe que era artesã e quem sabe ganhar uma renda extra com isso apesar de ter decidido fazer o curso por terapia”.

Uncisati – A Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (Uncisati) surgiu na Uncisal em 2006, como projeto de Extensão. Já formou dez turmas e proporcionou aos mais de 2800 participantes uma oportunidade de se socializar e também de adquirir novos conhecimentos na área da saúde, da tecnologia e das artes, estimulando a qualidade de vida e a capacitação dos alunos da terceira idade.