Geral

Técnico do Brasil no boxe cogita presença de Popó na Olimpíada

01/03/2016
Técnico do Brasil no boxe cogita presença de Popó na Olimpíada
(FOTO: Arquivo Pessoal) Acelino Popó Freitas é tetracampeão mundial)

(FOTO: Arquivo Pessoal) Acelino Popó Freitas é tetracampeão mundial)

A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) está otimista com a possibilidade, ainda não oficializada, de convocar profissionais para os Jogos Rio-2016. Além de Esquiva Falcão, seu irmão Yamaguchi, bronze em Londres-2012, Éverton Lopes e Willian Silva aparecem na mira. Nem mesmo Acelino Freitas, o Popó, de 40 anos, foi descartado.

– Temos os três que se profissionalizaram: Esquiva, Yamaguchi e Éverton. E podemos contar com Willian e Alan Patrick, por exemplo. Quem sabe o Popó voltaria? Agora, vale até os 40 anos. Esperamos a decisão final da Aiba (Associação Internacional de Boxe) – afirmou o técnico da Seleção Brasileira, João Carlos Soares, ao LANCE!.

A introdução de profissionais não afetaria o plano traçado para as cinco vagas a que o país tem direito como sede. Essas serão distribuídas a amadores. Os demais competiriam em categorias não preenchidas pela Seleção. O objetivo é elevar o nível.

– Temos de pensar que os outros países se tornaram mais fortes, como México, Estados Unidos e Argentina – destacou o técnico, que diz ainda não ter feito nenhum contato com Popó.

Não há definição se a CBBoxe ou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) arcariam tanto com o pagamento de multas quanto com bolsas para levar profissionais aos Jogos Olímpicos. A questão financeira é um dos fatores mais delicados na tentativa de viabilizar a novidade.

A alteração nas regras deve ser sacramentada pela Aiba até abril, durante reunião do Comitê Executivo da entidade. O pré-olímpico mundial, no qual os profissionais poderão obter suas vagas na Rio-2016, será disputado entre 7 e 19 de junho, em Baku (AZE).

Medalhista de nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata (ARG) em 1995, na categoria peso-leve, Popó acumula 42 lutas na carreira profissional, com 40 vitórias (34 por nocaute) e duas derrotas.

Depois de anunciar a aposentadoria em 2007, o baiano de Salvador retornou aos ringues em agosto do ano passado, quando nocauteou o argentino Mateo Veron pela categoria até 69kg, em Santos (SP).

Na época, ele declarou que pretendia lutar pelo título da Organização Mundial de Boxe (OMB) em 2016 na categoria até 66kg, a mesma do filipino Manny Pacquiao.

Popó é tetracampeão mundial em duas categorias diferentes do boxe: levou o título da WBO nos leves, e da WBO e da WBA nos super-pena.

REGRAS FLEXÍVEIS

Fim do capacete

Obrigatório até Londres-2012, o equipamento não será mais utilizado a partir da Rio-2016.

………………….

Limite de idade

Para a Rio-2016, o torneio de boxe terá limite de idade de 40 anos. Até 2012, era de 34.

………………….

Objetivo

O intuito da Aiba é tornar o boxe mais atrativo em termos midiáticos. Na Agenda 2020, o COI pede que os “melhores” atletas estejam nos Jogos.

………………….

Decisão

A liberação de profissionais deve ser sacramentada até abril pelo Comitê Executivo da Aiba.