Geral

Suspenso alerta de tsunami na Indonésia após terremoto

03/03/2016
Suspenso alerta de tsunami na Indonésia após terremoto
(Foto: ZULKIFLI) Um alerta de tsunami foi emitido na Indonésia após um forte terremoto, mas foi posteriormente suspenso

(Foto: ZULKIFLI) Um alerta de tsunami foi emitido na Indonésia após um forte terremoto, mas foi posteriormente suspenso

Um terremoto de magnitude 7,8 graus sacudiu nesta quarta-feira a costa sudoeste da Indonésia. O tremor ocorreu às 19h49 (09h49 em Brasília), com epicentro localizado 800 quilômetros a sudoeste da cidade de Padang, capital da província de Sumatra Ocidental. Depois do sismo, a Agência Nacional de Meteorologia do país asiático emitiu uma alerta de tsunami válido para as províncias de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental e Aceh, mas o suspendeu duas horas e meia depois. O foco do tremor estava a 10 quilômetros de profundidade, e por enquanto não há relato de vítimas.

Os moradores de Padang, cidade litorânea com mais de um milhão de habitantes, sentiram o abalo sísmico, e muitos deixaram suas casas. “O tremor era bastante forte. Saímos o mais rápido possível, por medo que a casa caísse em cima de nós”, disse um deles à agência oficial de notícias Antara. O secretário da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Tri Wahluyo, afirmou que o tremor foi forte, mas “relativamente curto”, e que até o momento “não houve relatos que indiquem danos significativos”.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1, também no sudoeste da ilha de Sumatra, provocou um enorme tsunami que arrasou a costa da Indonésia e atingiu mais de 10 outros países banhados pelo oceano Índico, especialmente Sri Lanka,Tailândia e Índia. Morreram ao todo 230.000 pessoas, naquela que é considerada a pior catástrofe natural da história moderna na Ásia.

terremoto do Nepal, que acabou com a vida de milhares de pessoas em abril de 2015, teve uma magnitude de 7,8, com foco a quinze quilômetros de profundidade.