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Secretaria de Educação inicia formação para professores que atuam com alunos surdos

23/03/2016
Secretaria de Educação inicia formação para professores que atuam com alunos surdos
Diretora do CAS, Luciana Tenório, conta que, no decorrer do curso, os professores vão se interar sobre vários aspectos da realidade do surdo (Foto: Valdir Rocha)

Diretora do CAS, Luciana Tenório, conta que, no decorrer do curso, os professores vão se interar sobre vários aspectos da realidade do surdo (Foto: Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) iniciaram nesta terça-feira (22) no Centro de Formação Ib Gatto, no Cepa, a capacitação de 80 professores das redes públicas estadual e municipais que atuam em escolas com estudantes surdos.

Com carga horária de 100 horas, o curso vai habilitar os educadores em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como também apresentar particularidades do processo de desenvolvimento e aprendizado do estudante surdo. As aulas acontecem uma vez por semana na sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca, e se estendem até dezembro.

A ideia do curso surgiu a partir de uma preocupação da Seduc em melhorar a comunicação entre os professores e os alunos surdos, conforme explica a supervisora de Educação Especial do órgão, Ana Paula Narciso.

“Problemas na comunicação interferem no aprendizado do estudante e, por isso, desenvolvemos esta formação para habilitar nossos professores a serem bilíngues, o que afetará positivamente a aprendizagem dos alunos. Esta ação atende a uma das metas do Plano Estadual de Educação e os professores que participam desta capacitação atuarão como multiplicadores deste conteúdo em suas escolas”, explica Ana Paula.

A diretora do CAS, Luciana Tenório, conta que, no decorrer do curso, os professores ​vão se interar sobre vários aspectos da realidade do surdo. “Eles terão 50h do primeiro módulo do curso básico de Libras ofertado pelo CAS bem como noções sobre questões relativas à legislação, cultura, fisiologia, ética e outros aspectos presentes na realidade do surdo. E para quem quiser dar continuidade aos estudos em Libras após o fim da formação, nós garantimos vagas no curso Básico II do CAS”, informa Luciana.

 

Novo olhar- Os alunos do curso destacam que a formação ofertada pelo Estado traz um olhar mais amplo sobre a educação de surdos e possibilitará um melhor atendimento às demandas deste público.

É o caso da Valdirene Rocha, que atua na 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), na Baixa Maceió. Após fazer o curso de Libras do CAS, ela decidiu aprimorar seus conhecimentos nesta área.

“Sou apaixonada pela educação especial e optei pelo curso porque me trará novos horizontes sobre o processo educacional. Também estou fazendo pós-graduação em Libras”, conta.

Carlas Alves e Kassia Freitas são professoras da Escola Estadual Rotary, no Tabuleiro do Martins, que é uma das principais unidades educacionais a receber estudantes surdos. Para elas, o curso trará benefícios na comunicação em sala de aula.

“Somos uma escola que recebe muitos estudantes surdos e uma formação como esta facilitará muito a nossa interação com os alunos, melhorando a sua aprendizagem”, estima Carlas, que leciona Matemática.

O gerente da 1ª Gere, Roberval Ferreira, também elogia a qualidade do curso. “Aprofundar-se acerca da educação especial é gratificante e, ao adquirirmos estes conhecimentos, contribuímos para uma sociedade mais inclusiva. Aproveitem essa oportunidade, pois o curso é excelente”, destaca Roberval.

A aula inaugural do curso também contou com a presença do superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa.​