Política

Renan defende isenção e diz que não vai partidarizar saída do PMDB do governo

29/03/2016
Renan defende isenção e diz que não vai partidarizar saída do PMDB do governo
Agência SenadoRenan defende isenção e diz que não vai partidarizar saída do PMDB do governo

Renan defende isenção e diz que não vai partidarizar saída do PMDB do governo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta terça feira (29) que não vai comentar a decisão do PMDB de romper a coalizão e deixar a base de apoio ao governo Dilma Rousseff. Renan não compareceu à reunião do partido realizada nesta tarde em Brasília. “Eu não fui para não influenciar. Eu cumpro o mais difícil papel, que é conduzir o Senado com isenção, com independência e equilíbrio.  Eu devo fazer isso até o final do meu mandato”, afirmou Renan.

Renan Calheiros reconheceu que o momento histórico é conturbado, mas alertou que não vai partidarizar o papel que exerce como presidente do Senado. “Eu acho, mais do que nunca, que a instituição tem que sem preservada. Eu preciso demonstrar isenção, independência e esses são fundamentalmente os meus compromissos, portanto não vou comentar a decisão do PMDB”, argumentou.

Governabilidade

O presidente do Senado, Renan Calheiros, admitiu a gravidade da crise e pediu bom senso. “ É preciso ter calma para que possamos dar as respostas que o país quer que o legislativo dê. Nós temos muitas responsabilidades, há uma cobrança muito grande da sociedade e nós precisamos reverter a expectativa que há em relação a nossa economia.

Impeachment

Com relação a possibilidade do impeachment da presidente Dilma, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que vai manter absoluta isenção e independência no processo.  “ Eu acho que se esse processo chegar ao senado e espero que não chegue, nós vamos decidir juntamente com o Supremo Tribunal Federal o calendário. A Constituição prevê que esse julgamento aconteça em até seis meses”, encerrou Renan.