Geral

Quilombolas se reúnem com secretariado e autoridades do Executivo estadual

10/03/2016
Quilombolas se reúnem com secretariado e autoridades do Executivo estadual
Representantes do Governo do Estado recebem quilombolas no Palácio República dos Palmares (Foto: Thiago Sampaio)

Representantes do Governo do Estado recebem quilombolas no Palácio República dos Palmares (Foto: Thiago Sampaio)

Representantes de comunidades quilombolas do Estado se reuniram com secretários e autoridades do Executivo estadual, na tarde desta quarta-feira (9), no Palácio República dos Palmares.

 

O encontro foi viabilizado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iteral), por meio do Núcleo de Quilombolas e Indígenas (NQI) do órgão, e pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Com a finalidade de ouvir as reivindicações dos quilombolas e fortalecer a relação com os povos tradicionais de Alagoas, a reunião serviu para discutir as demandas nas áreas de agricultura, assistência social, educação, esporte, infraestrutura, saúde e segurança.

Para o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, que na ocasião representava o governador Renan Filho, o diálogo aproxima o governo dos povos afrodescendentes e contribui para a construção de uma nova Alagoas.

“O governador Renan Filho valoriza os povos quilombolas e esse encontro marca a construção de um diálogo sólido com o intuito de estabelecer políticas públicas concretas voltadas para o fortalecimento da identidade cultural desses povos”, enfatizou.

O presidente do Iteral, Jaime Silva, fez questão de frisar o compromisso do órgão com os povos quilombolas e a importância da audiência com o governador. “Quero que saibam que o Iteral é parceiro na sua luta por melhorias. A audiência com o governador servirá para discutir e apresentar as necessidades de políticas públicas desses povos e firmar o diálogo”, afirmou.

Para a gerente de articulação social do Gabinete Civil, Edenilza Lima, a audiência com o secretariado é importante na consolidação do diálogo com os diferentes movimentos. “Esse encontro oficial, assim como foi com os indígenas, vem para consolidar a relação entre governo e povos quilombolas”, disse a gerente.

Após o encontro ficou prevista, pelo Gabinete Civil, a criação de um comitê gestor para acompanhar as políticas públicas e alinhar ações de trabalho entre os órgãos do governo do Estado.

 

Algumas reivindicações – Na pauta do Planejamento, Gestão e Patrimônio, o secretário Christian Teixeira propôs a reativação do Comitê Estadual do Programa Brasil Quilombola. A Seplag também está fazendo a elaboração de projetos para essas comunidades, com ações que contemplam infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, além de direitos e cidadania.

Após a reunião, ficou acordado que o Gabinete Civil dará odirecionamento às demandas, de acordo com a função de cada secretaria.