Cidades

Prefeita Célia Rocha debate construção de espaço físico do Agapi

29/03/2016
Prefeita Célia Rocha debate construção de espaço físico do Agapi
Projeto beneficia crianças e pais da cidade (Foto: assessoria)

Projeto beneficia crianças e pais da cidade (Foto: assessoria)

O programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) vive um novo momento. Em mais uma reunião nesta terça-feira, 29, a prefeita Célia Rocha junto à coordenadora do Agapi, Gineide Castro, técnicas do programa e dois arquitetos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) articularam ideias para a construção de um espaço físico próprio para o projeto.

O intuito é que a construção do Agapi tenha uma parte essencialmente lúdica, que remeta à formação do cérebro de uma criança, onde elas e os pais poderão interagir. A acessibilidade ao local e segurança do espaço também são outros pontos que norteiam as diretrizes do planejamento físico.

Célia Rocha acredita que é preciso ter responsabilidade em consolidar o Agapi para que o futuro do programa não se perca.

“A secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, a coordenadora do projeto, Gineide Castro, e a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, estiveram na Universidade de Harvard, nos EUA, fazendo o curso que eu fiz, enquanto deputada federal, e voltaram cheias de ideias e vontade de materializar o Arapiraca Garante a Primeira Infância, que eu considero fundamental para as próximas gerações”, declara a prefeita.

Na próxima semana, a reunião sobre o projeto físico do programa terá continuidade.

Desenvolvimento infantil – Na segunda maior cidade do Estado, 10 territórios são contemplados com o trabalho em rede promovido pelo Agapi.

Idealizado em agosto de 2013 pela prefeita Célia Rocha, que é médica pediatra, a iniciativa atende crianças até 6 anos, colocando em questão suas vivências e cognições no cotidiano, desde a prática de exercícios físicos e acesso à arte como o fortalecimento de vínculos entre pais e bebês, por exemplo.

No âmbito geral, toda a família acaba sendo beneficiada com as ações do Arapiraca Garante a Primeira Infância, demanda a ser vista a médio e longo prazo, contando, sobretudo, com uma assistência plena a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O programa por si tem o intuito de promover o bem-estar físico, mental, afetivo e social das crianças atendidas, além de capacitar os profissionais envolvidos na abordagem e cuidado para com o desenvolvimento infantil, com vistas a um crescimento saudável em todas as suas instâncias.

Como suporte, o Agapi, em parceria com o Telessaúde, o Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf) e o Espaço Nascer – que atende a gestantes de alto risco – iniciou, em 2014, oficinas temáticas definidas a partir da avaliação do resultado da pesquisa do Unicef sobre Competências Familiares.

No mesmo ano, a prefeita assinou um termo de cooperação com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, um dos maiores expoentes da América Latina no quesito “primeira infância”. Desde então, servidores estão se capacitando por meio do Curso de Formação para Multiplicadores Agapi, composto por temáticas como Espaços Lúdicos, Pré-Natal, Puericultura, Amamentação, Parto Humanizado e Grupos de Famílias Gestantes e Crianças Até seis Anos.

Equipes multidisciplinares, por sua vez, com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas ficam a cargo de identificar e acompanhar as famílias com mães e gestantes a serem contempladas pelo programa, que, em breve, deve se ampliar para outros bairros da cidade.