Cidades

Polícia é chamada para conter ânimo dos moradores que protestam contra o Frigovale

16/03/2016
Polícia é chamada para conter ânimo dos moradores que protestam contra o Frigovale
Moradores do Brisa do Lago procuraram vereadores como último recurso para resolver o problema (Foto: Assessoria)

Moradores do Brisa do Lago procuraram vereadores como último recurso para resolver o problema (Foto: Assessoria)

Até policiais militares foram chamados para conter os ânimos das quase 300 pessoas que compareceram à sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca, na noite desta terça-feira, 15, quando moradores do Residencial Brisa do Vale foram denunciar o mau cheiro e falta de condições de higiene do frigorífico Frigovale. Em protesto, os manifestantes estavam impedindo a circulação dos veículos em frente ao prédio da Câmara, na avenida Rio Branco, no centro.

Os moradores informaram que, por várias vezes, procuraram a diretoria da empresa, que ficou de encontrar uma solução, mas até agora não resolveu o problema. Na verdade, o frigorífico foi inaugurado às pressas, em 20 de janeiro, aproveitando a presença do governador Renan Filho. Não estava concluído e ainda sem condições de proceder aos abates. A entrega do frigorífico foi uma das promessas da prefeita Célia Rocha aos moradores.

Segundo o professor José Macedo, morador do residencial, o mau cheiro e as moscas estão causando inclusive problemas de saúde, especialmente nas crianças. “O diretor executivo da FrigoVale, Jaelson Gomes, foi procurado várias vezes e diz, apenas, que vai encontrar uma saída satisfatória, mas, até o momento, nada foi feito para acabar com aquela fedentina”, afirmou Macedo.

A direção da empresa já se reuniu com o prefeito Yale Fernandes, que ficou se encontrar uma solução para o problema, mas até agora nada foi apresentado.

Os moradores disseram que foram procurar a Secretaria de Saúde do município, onde receberam a informação de que eles procurassem outros órgãos, já que esse não se tratava de um problema de saúde.

Os próprios vereadores assinaram um abaixo assinado pelos moradores, que será entregue aos órgãos competentes.

Ficou decidida a realização de uma sessão, na manhã desta quinta-feira, a partir das 10 horas, para definir quem participará da comissão de vereadores que, juntamente com a de moradores, vai procurar a empresa e, se necessário, a própria prefeitura, que trabalhou em parceria para a construção do frigorífico.

Lembrando que o antigo matadouro já foi demolido.