Artigos

Parabéns Francis Lawrence!

05/03/2016
Parabéns Francis Lawrence!

Debruço-me na varanda de meu tempo para me fixar no dia sete de março de 1983.Data que assinala o  nascimento da criança Francis Lawrence, meu filho caçula, que representa a minha continuação neste mundo terráqueo. E, portanto, a efeméride será festejada in family, ou seja, com minha esposa advogada Aurilene, as filhas Vanessa Pollyanna, professora da SEUNE, bem como Vanissa Paloma, funcionária pública estadual.

Nesse sentido, dei-lhe esse nome em homenagem à memória do inolvidável jornalista carioca Franz Paulo Trannin da Matta Heilborn ou Paulo Francis. E ao escritor inglês Lawrence. Ambos deixaram marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar.

Coincidentemente,    Francis Lawrence graduou-se em Publicidade/ Jornalismo e, em agosto próximo, tornar-se-á advogado pelo Centro Universitário Cesmac onde exerço a cátedra de Economia há duas décadas consecutivas. Representa, então, o coroamento de seus esforços ao longo de sua profícua existência.

Inteligente,  fidalgo,focado nos estudos e, principalmente, como funcionário (concursado) da Caixa Econômica Federal. É um filho que sempre proporcionou alegrias aos pais. De criança à adolescência, de adulto à maturidade da vida deu exemplo de bom caráter, excelente companheiro das manas, e, sobretudo, levou a sério a cientificidade que lhe concedeu  status a fim de galgar um futuro promissor merecidamente.

Paralelamente, colabora com o provecto genitor, isto, auxilia-me nas  lides jornalísticas dando ideias alvissareiras e, ao mesmo tempo, sugerindo termos modernos nas minhas crônicas semanais inseridas  nos Semanários Tribuna do Sertão / Alagoas em Tempo/ A Notícia e noutros periódicos.

Neste dia dedicado ao filhão ( 7.3.16), desejo-lhe que seus sonhos virem realidade. Que seus planos tornem-se viáveis, que a esperança seja constante no tocante ao futuro promissor que lhe espera. Jamais desanime, nunca renuncie a uma iniciativa e, sendo assim, conclua suas tarefas com ética e honestidade  nos seus atos profissionais.

Parafraseando o genial Ruy Barbosa na Oração aos Moços: “ Oração e trabalho são os recursos na criação moral dos homem. A oração é o íntimo sublimar-se d’ alma pelo contato com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo onde labutamos.”

Quando agosto chegar,  consagrar-se-á advogado, operário do Direito, a serviço do bem comum. Dissera o jurista Rudolf von Ihering: “ O Direito não é uma simples ideia, é uma força viva. Para isso a Justiça sustenta numa das mãos a balança com  que pesa o direito, enquanto a outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.”

Nesse sentido, Francis aprendeu na Faculdade as linhas mestras da advocacia. E, por certo, seguirá o caminho da justiça mesmo sabendo das desigualdades sociais. Não pode arrefecer nas suas tarefas. Muito pelo contrário, saberá agir dentro da ética sem perder de vista os postulados do Direito moderno.

Juntar-se-á à sua dedicada genitora  Dra. Aurilene Morais da Veiga. Dela recebeu sábias lições de lisura para com a coisa pública. Com ela discute o exercício futuro da profissão. E, sendo assim, deslanchará competência na sua novel profissão  abraçada por imposição do destino que une mãe e filho.

Diante de tudo isso, chego a imaginar a trajetória de meu querido filho, companheiro, amigo leal nas horas de alegria e de tristezas. Sempre solícito, sempre preocupado com a minha saúde de setentão. É a gentileza em pessoa, a fidalguia que lhe é peculiar. Em suma, um ombro capaz de segurar a minha longevidade ao longo de minha travessia terrena.

Nasceu predestinado para servir quer no local acadêmico, quer no ambiente de trabalho. Fazedor de amigos e, principalmente, detentor de feeling intelectual que norteará seu caráter doravante. É, por excelência, o filho desejado com a cumplicidade da esposa ao longo de quarenta e cinco anos de vida em comum. À Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira de Maceió, cubra-lhe com seu manto sagrado neste dia. E, por extensão, a vida promissora que desfruta nos seus trinta e três anos.