Geral

Paixão de Cristo na Cidade de Maria impulsiona turismo religioso em Arapiraca

24/03/2016
Paixão de Cristo na Cidade de Maria impulsiona turismo religioso em Arapiraca
A Paixão de Cristo na Cidade de Maria é um espetáculo aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (Foto: Assessoria)

A Paixão de Cristo na Cidade de Maria é um espetáculo aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (Foto: Assessoria)

A história de um dos maiores homens que já viveu no planeta Terra será reinterpretada neste final de semana, em estrutura erguida na Cidade de Maria, em Craíbas-AL, que fica na Região Metropolitana de Arapiraca.

A “Paixão de Cristo” remonta a via crucis de Jesus, Filho de Deus, na sua passagem terrena. Em representação em carne do próprio Criador, ele veio para nos salvar e nos conduzir à vida eterna, segundo as Sagradas Escrituras.

Por sua vez, as encenações acontecerão nestas sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), sempre a partir das 18h30, no maior complexo ao ar livre do mundo, localizado na comunidade Folha Miúda, naquele município.

Dando apoio cultural ao evento, a Prefeitura de Arapiraca reitera a valorização do turismo religioso na região metropolitana, com conteúdo bíblico-histórico. A entrada na Cidade de Maria será gratuita, podendo os espectadores levarem 2 kg de alimentos não perecíveis, a fim de ajudar comunidades acolhedoras de dependentes químicos espalhadas pelo estado de Alagoas.

Haverá em Arapiraca, na Sexta-Feira da Paixão, a tradicional procissão saindo da Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo Dom Fernando Gomes, bairro do Centro, até o Morro Santo da Massaranduba, às 4h30 deste próximo dia 25.

Superprodução – Equiparada à Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, de acordo com o produtor-executivo Marcos Cordeiro, o espetáculo conta a vida de Jesus Cristo com foco nas principais passagens bíblicas, a exemplo do Sermão da Montanha, o Templo de Jerusalém, a Via Sacra, a Ressurreição e Ascensão aos Céus.

“A peça traz figurinos caprichados, cenários naturais de encher os olhos e efeitos de luz e som que convidam o público a reviver a história bíblica”, ressalta ele. Serão 180 atores e figurantes em cena e 80 pessoas que formarão a equipe técnica, com direção e adaptação de texto do conceituado Alberto do Carmo.

O intuito da organização é criar uma rota migratória durante o período da Semana Santa e proporcionar à comunidade um roteiro estadual de cultura, tendo a cidade de Arapiraca com “refúgio cultural-religioso”. A Paixão de Cristo terá ainda cobertura completa da Rede Vida de Televisão.

 Por sua vez, a Cidade de Maria possui 300 mil m² projetados para encenações, com 12 palcos elevados, uma área de plateia para 20 mil pessoas, banheiros e praça de alimentação. O estacionamento tem capacidade para 2 mil ônibus, 5 mil carros e 10 mil motos.

O espaço é totalmente adaptado com rampas e outras formas de acesso para pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida. O piso para o público é 100% asfaltado, sem declives.

Por fim, a Paixão de Cristo na Cidade de Maria é um espetáculo aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), e conta também com o apoio do Guaraná Antárctica, Arapiraca Garden Shopping, Prefeitura de Craíbas e Santa Clara, em uma realização do Governo de Alagoas e Anjos Produções.