Cidades

Municípios alagoanos recebem ações da Semana da Água

24/03/2016
Municípios alagoanos recebem ações da Semana da Água
Ação na foz do Rio Pratagy foi para analisar a qualidade da água (Foto: Ascom/Semarh)

Ação na foz do Rio Pratagy foi para analisar a qualidade da água (Foto: Ascom/Semarh)

A Semana da Água, realizada em conjunto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentou uma série de ações nos municípios e na capital.

O tema Água Move Vidas foi disseminado pela Semarh, IMA e Casal nas cidades de Coruripe, Jequiá da Praia, Porto de Pedras, Estrela de Alagoas, Maceió, Penedo e Arapiraca.

No Litoral Sul alagoano, o educador ambiental da Semarh, Fernando Veras foi o responsável em capitanear informações aos escoteiros do Instituto Amigos da Natureza (INAN) em Coruripe sobre os manguezais e sua importância para o ecossistema da região.

Em Jequiá da Praia, com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, houve limpeza na região lagunar e nos povoados às margens da lagoa.

Os trabalhos da Semarh, IMA e Casal foram ampliados com uma tenda exposta na praia de Ponta Verde em Maceió. Exposições sobre a Sala de Alerta, trabalhos do Instituto Biota e jogos educativos destinados às crianças estavam à disposição.

Os alunos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), de Arapiraca, participaram de uma mostra sobre a despesca (retirada de peixes) dos tanques na comunidade de Impueiras, em Estrela de Alagoas.

Na terça-feira (22), Dia Mundial da Água, houve uma ação na foz do Rio Pratagy ministrada pelo técnico da Semarh, Bruno Stefanis, para analisar a qualidade da água. Foi feita ainda uma limpeza da praia com os alunos de biologia do Cesmac, em parceria a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió.

Palestras – Na capital alagoana, as palestras organizadas pela Semarh e IMA atraíram diversos estudantes do Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit) e faculdade Maurício de Nassau.

O corpo técnico da Semarh, representado pelo superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho, Bruno Stéfanis, Eduardo Barreto, Vinícius Pinho, Rennisy Cruz e Eva Moraes, apresentaram diversos temas relativos à água.

Entre os assuntos abordados com a classe acadêmica, outorga e saneamento; unidades de conservação; fauna marinha; resíduos sólidos; e monitoramento de eventos hidrometeorológicos.