Política

Manifestação de apoio ao Governo Federal fecha Avenida Paulista, em SP

18/03/2016
Manifestação de apoio ao Governo Federal fecha Avenida Paulista, em SP
Ato a favor do Governo Federal acontece nesta sexta, na Av. Paulista (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

Ato a favor do Governo Federal acontece nesta sexta, na Av. Paulista (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), integrantes de movimentos sociais e representantes da esquerda fazem um ato de apoio à democracia e ao Governo Federal, na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta sexta-feira (18). Segundo os organizadores, por volta de 16h, havia 80 mil pessoas no ato.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) confirmou a participação no evento do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A concentração começou ainda pela manhã, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Além da CUT, estão presentes outros movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Central de Movimentos Populares (CMP), CTA da Argentina, UPes e União Estadual dos Estudantes (UEE).

Em frente ao prédio da Fiesp, um grupo de manifestantes grita palavras de ordem, como “Cadê o pato” e “Não vai ter golpe”. O local foi isolado pela Polícia Militar.

“Defenderemos a democracia brasileira com nossas vidas”, disse um integrante da UEE.

No evento, os manifestantes trazem cartazes com pessoas mortas pela ditadura e gritam “golpistas não passarão”.

Tensão
Antes do início do evento, em frente à Fiesp, manifestantes contra o governo disseram que não iriam sair durante o protesto pró-Lula e houve momentos de tensão, em que membros dos dois grupos discutiram e foram separados pela Polícia Militar.

Trânsito
De acordo com a CET, os dois sentidos da via estão bloqueados na altura do Masp. Por conta da manifestação na Paulista, os motoristas que seguem para a Consolação realizam o desvio do tráfego pela Cincinato Braga e pela São Carlos do Pinhal. Em direção ao Paraíso, o desvio é feito pela Alameda Santos.

Jato d’água
Pela manhã, na Avenida Paulista, a Polícia Militar teve de retirar 30 manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que insistiam em permanecer na via – interditada havia 39 horas. Foi a primeira vez que a PM usou um blindado com jato d’água para dispersar protesto. Apenas uma bomba de efeito moral foi usada.

O protesto havia começado às 18h15 de quarta-feira (16), segundo a Polícia Militar, e provocou muito trânsito na região. Também houve vandalismo na ciclovia da Avenida Paulista, que foi pichada durante a madrugada e manhã desta sexta-feira.