Política

Maceió tem protesto em defesa do governo Dilma e em apoio a Lula

18/03/2016
Maceió tem protesto em defesa do governo Dilma e em apoio a Lula
Manifestantes em Maceió agitam bandeiras com inscrição: 'Mexeu com Lula, mexeu comigo' (Foto: Jonathan Lins/G1)

Manifestantes em Maceió agitam bandeiras
com inscrição: ‘Mexeu com Lula, mexeu comigo’
(Foto: Jonathan Lins/G1)

Manifestantes se reuniram na Praça do Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, em um ato a favor do governo Dilma Rousseff (PT), na manhã desta sexta-feira (18). Eles saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Segundo representantes da Frente Brasil Popular, que coordena o ato, cerca de 8 mil pessoas participaram da marcha. A Polícia Militar estima 3 mil militantes. O protesto terminou por volta das 13h, na Praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

A representante da Frente Brasil Popular e presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Rilda Alves, explicou o objetivo do ato.

“Não é um ato de competição com as outras manifestações, estamos vindo para rua como sempre fazemos. É uma ação passiva e não queremos criar nenhum tipo de instabilidade”, explicou Rilda.

Além da capital alagoana, diversas manifestações a favor e contra o governo acontecem no restante do país. 

Ao mesmo tempo em que acontecia a manifestação pró-governo, outras pessoas realizavam um ato contra Dilma e Lula no bairro da Ponta Verde. Eles permanecem acampados na Praça Gogó da Ema desde a noite de quinta (17).

Antes do início da passeata em apoio ao PT, os manifestantes se concentraram com carros de som que tocavam músicas a favor da presidente, com uma marchinha de carnaval “daqui não saio, daqui ninguém me tira” e músicas a favor do ex-presidente Lula, além de bandeiras que traziam mensagens como “Mexeu com Lula, mexeu comigo”.

De acordo com Rilda, a manifestação de hoje é contra o golpe e a favor da democracia. “Estamos aqui para lutar contra o golpe que estão tentando aplicar e o mais importante, que é defender a democracia. Estamos nas ruas para dialogar com a sociedade, pois o país é de todos e temos esse direito”, explicou.

Ao final da manifestação, uma equipe da TV Gazeta de Alagoas, afiliada Rede Globo, foi hostilizada. A Polícia Militar precisou intervir para garantir a segurança dos jornalistas. A informação é de policiais do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), que acompanhavam a manifestação.