Geral

Festividades celebram 172 anos do nascimento de Padre Cícero

24/03/2016
Festividades celebram 172 anos do nascimento de Padre Cícero
Dia 24 de março é celebrado o nascimento de Padre Cícero  (Foto: Reprodução)

Dia 24 de março é celebrado o nascimento de Padre Cícero
(Foto: Reprodução)

Liturgias, alvorada festiva, shows, atividades esportivas, apresentações de corais, poetas e grupos folclóricos, pronunciamento do prefeito Raimundo Macedo e exposições marcaram a semana de abertura das comemorações pelos 172 anos de nascimento do Padre Cícero em Juazeiro, no dia 24 de março.

Em todo o Brasil várias comemorações para festejar o nascimento do padre serão encerradas hoje (24). Em Juazeiro, no Ceará, os festejos já têm mais de uma semana de duração. No Centro de Tradições Nordestinas (CTN) em São Paulo foi aberta a exposição “Fatos e Fotos” do fotógrafo Raimundo Araújo que se estenderá até o dia 17 de abril.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges esteve no CTN e celebrou missa tendo ao lado uma imagem do Padre Cícero. Ele ressaltou o legado espiritual do sacerdote acrescentando que o mesmo foi importante para a igreja demonstrando todo o amor ao povo de Deus e aos pobres. A 34ª Semana de Padre Cícero prosseguirá até quinta-feira, dia 24, e outro evento aberto foi a exposição em maquete que retrata a Guerra de 1914 no Cariri Garden Shopping.

Na exposição é possível reviver momentos da chama sedição de Juazeiro quando a cidade foi ameaçada pela invasão das tropas do Governo de Franco Rabelo e teve que ser cercada por valados e trincheiras que ficaram conhecidos como “Círculo da Mãe de Deus”. Outros lugares históricos retratados na maquete são o Casarão do Horto, o Pé de Tambor onde foi erguido o monumento em homenagem ao Padre Cícero, a Capela do Socorro e outros.Para esta quinta-feira, dia 24 de março, a programação consta das celebrações de missas às 7 da manhã e às 16 horas na Capela do Socorro. Às 19 horas apresentação de peça teatral do Grupo Zaila Lavor no Teatro Marquise Branca e, no mesmo horário, a Procissão do Encontro na Capela do Socorro. Logo depois, apresentações de Grupos de Tradição e Cabras de Lampião no adro do Socorro, culminando com show da Mocidade Forrozeira no mesmo local.

Quem foi padre Cícero?

Cícero Romão Batista (Crato24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim CiçoCarismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.

Em março de 2001, foi escolhido “O Cearense do Século” em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de televisão.

Em julho de 2012, foi eleito um dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos” em concurso realizado pelSBT com a BBC.