Geral

Em encontro histórico, Raúl Castro recebe Barack Obama no Palácio da Revolução

21/03/2016
Em encontro histórico, Raúl Castro recebe Barack Obama no Palácio da Revolução
Raúl Castro, presidente cubano, e Barack Obama, presidente norte-americano, se cumprimentam no Palácio da Revolução em Havana

Raúl Castro, presidente cubano, e Barack Obama, presidente norte-americano, se cumprimentam no Palácio da Revolução em Havana (Agéncia EFE)

 

 

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu nesta segunda-feira (21/03) o presidente dos EUA, Barack Obama, no Palácio da Revolução, sede do governo cubano.

Os dois presidentes foram saudados por uma formação de soldados cubanos vestidos de branco e por uma banda militar que tocou o “Star Spangled Banner”, hino dos Estados Unidos, e “La Bayamesa”, hino de Cuba.

Eles caminharam diante da fila de soldados e se saudaram com um aperto de mãos para os fotógrafos após a apresentação da banda.

Antes da entrada no Palácio, Obama prestou homenagem a José Martí, herói nacional de Cuba, deixando uma coroa de flores diante da estátua de Martí na Praça da Revolução, e caminhou pelo memorial homônimo.

Raúl Castro e Barack Obama iniciam agora as conversas oficiais entre os representantes dos dois governos, que devem se estender pelas próximas duas horas. Eles devem realizar um pronunciamento conjunto à imprensa por volta das 14h (15h em Brasília).

Mais tarde, o presidente norte-americano participará de um fórum empresarial junto a empreendedores locais, empresas estatais e cooperativas cubanas com empresários norte-americanos para discutir maneiras de fortalecer as relações econômicas entre Cuba e EUA.

A agenda de Obama na segunda-feira se concluirá com um jantar de Estado, oferecido pelo presidente Raúl Castro, no Palácio da Revolução.

John Kerry, o secretário de Estado norte-americano, realizará dois encontros com as delegações do governo da Colômbia e das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para se inteirar dos diálogos de paz para pôr fim ao conflito colombiano que estão sendo realizados na capital cubana desde 2012.

Barack Obama, sua família e uma comitiva oficial com representantes do governo e do empresariado dos EUA, chegaram a Havana neste domingo (20/03), iniciando assim a primeira visita oficial de um presidente norte-americano em exercício a Cuba em 88 anos.