Artigos

Dia Internacional da Mulher

18/03/2016
Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é oficialmente o Dia Internacional da Mulher. Como estou escrevendo algo respeitante a essa data, não sei o que acontecerá em relação a alguma celebração no nosso Brasil e no mundo.

Creio que as mulheres mais simples e mais humildes não serão lembradas nem tomam conhecimento do dia a elas dedicado. A história, mestra da vida, mostra que a mulher era considerada como o sexo frágil e devia ser sempre submissa ao homem.

Não só nos tempos pretéritos mas atualmente ainda surgem tristes notícias de mulheres que são assassinadas não só pelos maridos, mas até pelos namorados, apenas porque perceberam que não estava dando certo o seu relacionamento amoroso. Alguns homens julgam-se proprietários ou donos das mulheres com as quais têm laços afetivos.

Pode surgir uma pergunta: Porque o dia 8 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher? Em uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, as mulheres operárias resolveram reivindicar certos direitos.

Elas que trabalhavam 16 horas por dia, queriam a redução dos trabalhos para 10 horas. Além disso, solicitavam salários iguais aos dos homens. Estes, só por serem homens, ganhavam três vezes mais que as mulheres. Não sendo atendidas, houve um desfecho pungente e doloroso. A fábrica foi trancada e incendiada. Cerca de 130 operárias, que trabalhavam na tecelagem, foram mortas pelas chamas devoradoras.

Tamanha tragédia aconteceu no dia 8 de março de 1857. Mas a luta pela igualdade não arrefeceu. Luta que parecia inglória, mas foi enfrentando obstáculos e adversidades, até que em 1910 uma conferência mundial houve por bem declarar que o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975.

Efetivamente, não se pode dizer que o homem é superior à mulher ou vice-versa. Dizem os psicólogos que homem e mulher são seres complementares. Cada um com suas características próprias, com suas qualidades e seus defeitos.

Vejam algumas palavras que forma ditas sobre mulheres. “Ao ler a história universal, quando me impressiona uma ação ou um fato, parece-me ver às vezes a mulher oculta atrás, qual mola secreta”(Heinrich Heine). Há um provérbio árabe que assim se expressa: “Nem sequer com uma flor pode o homem bater a mulher”.

O poeta João de Deus deixou esta quadrinha: Deus abaixo das estrelas / Fez coisas de endoidecer, / Criou flores as mais belas / E a flor mais bela: a mulher.

Contudo as jovens não devem fazer de sua beleza física o único dom para serem admiradas, pois o tempo passa e as plásticas e o botox não podem esconder a passagem do tempo. Lembrem-se, porém, que a mulher tem condições de esbanjar competência. Disse certo jornalista que, nos tempos atuais, “as mulheres se tornaram profissionais liberais tão ou mais eficientes que os homens”.

Avante, mulheres, uma vez que vocês são seres humanos, não são inferiores aos homens, e há muitos exemplos de mulheres que se destacaram na caminhada da humanidade.