Geral

Curso do Senai/AL atinge 100% de egressos absorvidos no mercado de trabalho

30/03/2016
Curso do Senai/AL atinge 100% de egressos absorvidos no mercado de trabalho
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

De acordo com a última Pesquisa de Egressos, referente ao triênio 2013- 2015, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) atingiu o índice de 100% de inserção no mercado de trabalho dos seus egressos do curso técnico em Edificações.

Já na modalidade Aprendizagem Industrial, o curso com maior índice de empregabilidade é o de Pedreiro de Edificações, com média de 84,62%. Os números são do indicador “Taxa de Ocupação de Egressos no Mercado de Trabalho”, estabelecidos pelo Programa de Acompanhamento de Egressos desenvolvido pela instituição.
Para garantir esses números, o Senai realiza um trabalho junto às empresas para identificar e atender às necessidades apresentadas pelo setor industrial. “Aproximar o Senai das empresas aumenta nossa visibilidade, além de nos ajudar a saber exatamente o que empresários estão esperando, não só do Senai, como dos nossos alunos também”, disse Thiago Melo, analista de Educação da Gerência Executiva de Educação do Senai.
Para estreitar esses vínculos, é feito um acompanhamento desde o momento em que o aluno deixa a sala de aula até o momento em que ele entra no mercado de trabalho, por meio do Programa de Acompanhamento de Egressos. “Nós queremos analisar qual foi o impacto social sofrido por esse aluno”, explica Thiago.
Nesse estudo, são analisados o desempenho do curso, de acordo com o aluno e o desempenho do aluno, de acordo com a empresa. Com o resultado dessa pesquisa é possível identificar as melhorias a serem implementadas no curso avaliado.
“Primeiro, nós passamos um questionário ao aluno assim que ele termina o curso. Depois, outro questionário cerca de seis meses a um ano depois, quando ele já está no mercado de trabalho e, por fim, falamos com os supervisores desse egresso no local onde ele trabalha, para ter uma avaliação do seu desempenho”, diz Thiago Melo.
Ainda de acordo com a pesquisa e o indicador, a instituição obteve, no último triênio avaliado, nota de 9,3 (numa escala de 0 a 10) em Aprendizagem Industrial, tendo como recorte especial nota 9,7 nos cursos de Pedreiro de Edificações e Eletromecânico de Manutenção Industrial. O Senai Alagoas também obteve nota 8,6 para os cursos de  Habilitação Técnica.