Cidades

Ato público vai marcar Dia Internacional da Mulher em Arapiraca

08/03/2016
Ato público vai marcar Dia Internacional da Mulher em Arapiraca
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

O enfrentamento à violência contra a mulher vai ser caracterizado na manhã desta terça-feira, 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, com um ato público na Praça Marques da Silva, a partir das 9h, no Centro de Arapiraca. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realiza o Dia da Beleza e serviços de saúde no hall do Centro Administrativo e sessão solene na Câmara Municipal de Arapiraca, a partir das 19h30.

A campanha contra a violência à mulher foi lançada nessa segunda-feira (7), no auditório da Escola de Governo, no bairro Santa Edwiges, com o tema “Mereço Respeito” e o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!” e vai até o dia 20 deste mês com uma série de atividades em Arapiraca, que vão se estender até o final do ano.

Na solenidade, o secretário de Governo, José Lopes, representou o prefeito em exercício, Yale Fernandes (PMDB). O lançamento da campanha contou ainda com a presença da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hyseth de Fátima, da subsecretária Betty Jane, do vereador Dr. Fábio, que representou a Câmara Municipal de Arapiraca.

O lançamento teve ainda a presença de secretários e subsecretários municipais, além da representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Maria Giane Silva, da OAB seccional Arapiraca, Vânia Fêlix e de representantes da sociedade civil organizada, além de estudantes do 5º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e dos alunos do curso normal subsequente da Escola Pedro Reis.

Na ocasião, José Lopes destacou a importância das ações de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e que contribuem para diminuir a violência contra a mulher na cidade e em toda a região.

DSC_7601

“O engajamento de todas as secretarias com a sociedade civil é que faz a diferença para fazer Arapiraca evoluir nas questões sociais e a campanha contra a violência à mulher é um exemplo de ação que deve ser abraçada por todos nós”, disse José Lopes.

A secretária Hyseth de Fátima destacou a saída de Arapiraca do Mapa da Violência 2015, que figurava em quinto lugar entre as cem cidades com maior registro de homicídio de mulheres, passando para a 146ª posição. Mesmo assim, ela se lembrou do caso da jovem Missilane Rocha de Brito, de 19 anos, que foi assassinada, em Arapiraca, na frente dos filhos, pelo próprio companheiro.

“As ações do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), criado em setembro de 2012, foram primordiais para diminuir os indicadores da violência com a realização de mais de 2.500 atendimentos de violência sexual e moral contra a mulher. Mesmo assim, a mulher ainda sobre muito preconceito e, unidas, precisamos modificar essa história para que possamos viver numa sociedade mais justa, igualitária e fraterna”, enfatizou Hyseth de Fátima.

DSC_7552

Alunos do 5º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) compuseram duas canções para a campanha. “Palavras de Atitudes” e “Quem Você é?” retratam a realidade da violência contra a mulher. As músicas foram apresentadas pelos estudantes Willian Miguel, Alexandre Wendell e Larissa Amorim.

Atendimento às mulheres

DSC_7626

A coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), a advogada Aline Daiane, e a psicóloga Renata Lopes apresentaram as etapas da campanha e as situações em que acontecem os casos de violência moral e sexual.

Aline Daiane afirmou que o CRAMSV atendeu 742 casos de violência à mulher em 2015 e reforçou que a campanha ressalta a efetivação de direitos da mulher e o combate ao machismo, pelo fim da violência de gênero.

Renata Lopes destacou casos de violência moral e sexual e de inúmeras mulheres que ficam com marcas na alma, além da violência física praticada em sua maioria pelos agressores, isto é, companheiros e ex-companheiros dessas mulheres. O CRAMSV atende em Arapiraca pelo telefone 3521-5211 e nas redes sociais da campanha pelo Facebook com a hastag #CampanhaMereçoRespeito.

Veja, abaixo, a programação completa da campanha “Mereço Respeito – Mais que flores, toda mulher merece respeito!”:

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA CAMPANHA:

DATA – HORÁRIO – AÇÃO – LOCAL – RESPONSÁVEL

08/03/16 – 8h – Dia da Beleza feminina e serviços de saúde – Hall do Centro Administrativo –  Sec. de Gestão de Pessoas e Sec. de Saúde

08/03/16 – 8h30 – Ato público pelo fim do feminicídio – in memoriam de Missilane de Brito e pela Violência contra a Mulher Idosa – Praça Marques da Silva – Sec. da Mulher; Sec. de Gestão de Pessoas;
Grupo Gestor; Sec. de Saúde e IMPREV

08/03/16 – 19h – Mulheres que Encantam – Tenda acústica na praça Margarida Gonçalves (praça do artesanato) IMPREV

08/03/16 – 19h45 – Sessão na Câmara de Vereadores alusiva ao dia 8 de março – Câmara Municipal de Vereadores Vereadores de Arapiraca

09/03/16 – 14h – Palestra- Ditadura e Modernidade – Auditório da Escola de Governo – Colegiado Gestor

09/03/16 – 15h – Homenagem às Mulheres arapiraquenses: Mulher força que move o mundo – Auditório da Escola de Governo Sec. De Saúde;

09/03/16 – 19h – Mesa Redonda: Violência moral contra a mulher – Auditório da Casa da Cultura – Sec. da Mulher

10/03/16 – 9h – Palestra: Violência moral e sexual contra mulher – Centro Pop – Sec. da Mulher

10/03/16 – 9h – Palestra: Violência moral e sexual contra mulher – Pestalozzi (escola) – Sec.da Mulher

10/03/16 – 8h às 17h – Mulher por inteiro – CRIA e UBS’s do município-  Sec. de Saúde

11/03/16 – 17h – Caminhada da Mulher com aulão – Bosque das Arapiracas – Sec. da Mulher; Sec. de Saúde; Sec. de Gestão de Pessoas; Sec. de Esporte

12/03/16 – 19h – Premiação das mulheres de notoriedade cultural de Arapiraca – Memorial da Mulher – Sec. de Cultura

14/03/16 – 13h – Abertura da exposição fotográfica: “Não é sobre sexo. É sobre violência” – Arapiraca Garden Shopping – Sec. da Mulher

17/03/16 – 9h – Palestra: Violência Moral e Sexual contra a mulher. Público-alvo: oficineiros e orientadores sociais do SCFV – Auditório da Casa da Cultura – Sec. da Mulher

20/03/16 – Encerramento da exposição fotográfica: “Não é sobre sexo. É sobre violência”.  Arapiraca Garden Shopping – Sec. da Mulher