Geral

Atentado em metrô de Bruxelas pode ter tido participação de uma 2ª pessoa

24/03/2016
Atentado em metrô de Bruxelas pode ter tido participação de uma 2ª pessoa

 

Passageiros caminham nos trilhos do metrô de Bruxelas após explosão de atentado na estação Maelbeek (Foto: Reuters/Twitter/@ososxe)

Passageiros caminham nos trilhos do metrô de Bruxelas após explosão de atentado na estação Maelbeek (Foto: Reuters/Twitter/@ososxe)

 

Um segundo homem pode ter participado do atentado na estação de metrô de Maelbeek em Bruxelas, além de Khalid El Bakraoui, informou nesta quinta-feira (24) a emissora pública de televisão “RTBF” em seu site. A polícia busca o suspeito, segundo a CNN e a agência France Presse.

Khalid El Bakraoui, de 27 anos, se explodiu com o artefato que carregava junto ao corpo em um vagão do metrô na estação de Maelbeek, que fica a poucos metros das sedes de instituições da União Europeia, deixando ao menos 20 mortos e mais de 100 feridos.

O novo suspeito foi flagrado pelas câmaras de vigilância com uma grande bolsa, mas, por enquanto, sua identidade ainda é desconhecida e tampouco se sabe se ele morreu no atentado ou se fugiu.

As imagens mostram, segundo a AFP, El Bakraoui fala com um homem que não entrou com ele no vagão do metrô.

Ibrahim El Bakraoui, de 29 anos e de nacionalidade belga como seu irmão, é um dos dois jihadistas que se explodiram no aeroporto de Bruxelas, assim como outro homem, cuja identidade ainda não foi descoberta, segundo o procurador federal, Frédéric Van Leeuw.

No entanto, fontes policiais revelaram a vários veículos de imprensa belgas que esse segundo terrorista suicida do aeroporto de Zaventem é Najib Laachraoui, suspeito de estar diretamente vinculado com a organização dos ataques jihadistas de Paris. Não se sabe se ele morreu ou se está foragido.

Os dois terroristas suicidas de Zaventem são vistos em uma imagem captada pelas câmeras do aeroporto, que deu a volta ao mundo, ao lado de um terceiro integrante da célula jihadista. Sabe-se que este último conseguiu fugir, mas sua identidade ainda é desconhecida, conforme revelou Van Leeuw na entrevista coletiva.