Geral

Acusado de matar delegado em Pernambuco é preso em Ouro Branco

14/03/2016
Acusado de matar delegado em Pernambuco é preso em Ouro Branco
Ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Santana do Ipanema

Ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Santana do Ipanema

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, sábado, 12, em Ouro Branco/AL, Erivaldo Barreto da Silva, 35, condenado pela Justiça de Pernambuco pelo assassinato do Delegado de Polícia Civil, Fernando Luiz Matias de Lima Machado. O crime aconteceu em março de 2009, em Palmares/PE, na frente de familiares da vítima. O acusado já cumpria pena pelo crime, mas fugiu da penitenciária Barreto Campelo, em Itamacará/PE, durante uma rebelião, em novembro do ano passado.

No sábado, ‘Paulistinha’, como Erivaldo é conhecido, trafegava pela BR 423, próximo ao município de Ouro Branco/AL, quando foi abordado por uma equipe da PRF. Ele estava conduzindo um veículo com placa de São Paulo e viajava com cinco passageiros – uma mulher, um homem e três crianças. Nenhum era parente dele e não tinha passagens pela polícia.

Em um primeiro momento, o acusado disse aos agentes da PRF que não era habilitado e que estava sem documentos pessoais. Os policiais insistiram e Erivaldo forneceu aos agentes o nome, a data de nascimento e outros detalhes de identificação de uma pessoa chamada Abdias.

Durante consulta dos dados informados, os policiais descobriram que o Abdias era habilitado, contrariando o que o suspeito havia falado. Confrontado, ele continuou mentindo, e disse que não tinha mostrado a habilitação porque estava com medo de ser multado. Então foi até o veículo, pegou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentou aos agentes.

De imediato, os policiais verificaram que o documento era falso e deram voz de prisão ao condutor. Nesse momento, ele saiu correndo, puxou uma arma e atirou contra um dos policiais, que revidou e acertou o fugitivo na perna.

O suspeito, ferido, foi socorrido pela própria equipe da PRF para um hospital em Santana do Ipanema/AL. Enquanto ele estava sendo atendido na unidade de saúde, os policiais rodoviários federais conseguiram a sua real identidade e verificaram que, além de já ser condenado pelo homicídio de Fernando Luiz Machado, ele também responde a mais de 15 processos criminais. Na época do crime, Machado era Delegado Regional da PC/PE, em Caruaru.

As informações da ficha policial do acusado foram repassadas para a PRF pelas polícias Civil e Militar de Pernambuco, ainda na noite do sábado. A agilidade no repasse desses dados foi essencial para a descoberta da extensa lista de crimes praticados e da periculosidade de Paulistinha, que agora deverá responder, também, por tentativa de homicídio e uso de documento falso.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, em Santana do Ipanema/AL, para onde acusado e a arma usada no crime, um revólver cal. 22, foram levados.

Segundo os policiais, no momento da apreensão, o revólver estava carregado com seis munições, sendo quatro delas intactas, uma deflagrada e outra “pinada”, o que indicaria que Erivaldo tentou atirar mais de uma vez contra o PRF, quando a arma falhou.

O processo será remetido para a Polícia Federal, já que o crime de tentativa de homicídio foi cometido contra um servidor público federal no exercício de suas funções.