Geral

400 km de gasodutos: uma nova marca para Alagoas

30/03/2016
400 km de gasodutos: uma nova marca para Alagoas
Com gás natural chegando cada vez mais longe, o desenvolvimento fica facilitado (Foto: Ascom Algás)

Com gás natural chegando cada vez mais longe, o desenvolvimento fica facilitado (Foto: Ascom Algás)

A orla de Maceió tem 40 km de extensão. Agora imagine uma distância 10 vezes maior do que essa coberta por gasodutos.  É o que corresponde ao novo marco dos alagoanos. No primeiro trimestre deste ano, a rede de distribuição de gás natural de Alagoas alcançou 400 km de extensão. De acordo com a Algás, distribuidora alagoana de gás canalizado, ultrapassar essa fronteira representa um vetor estratégico para o desenvolvimento do estado e assim ajudar na construção de uma nova Alagoas.

“A expansão da rede de distribuição de gás natural impulsionará o desenvolvimento no Estado, aumentando as possibilidades para a instalação de novas empresas em Alagoas. Alcançar os 400 km reforça nosso compromisso em sempre apresentar soluções energéticas para indústrias, estabelecimentos comercias e residências”, afirma Arnóbio Cavalcanti, diretor presidente da Companhia.

A distribuição de gás natural contempla, além de Maceió, os municípios de Penedo, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro. Na capital alagoana, as tubulações estão presentes em quase todos os seus 50 bairros.

Segundo o gerente de engenharia da Companhia, André Alves, o material usado para transporte do gás natural são os dutos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e em aço. “Temos um total de 265 km da nossa rede em material de PEAD e outros 135 km em aço”, informa.

Para os próximos dois anos, a Algás pretende ampliar sua rede de abastecimento em mais 100 km. Dentre os projetos em andamento estão: a construção do gasoduto Penedo – Arapiraca, a duplicação do gasoduto Pilar – Marechal Deodoro e o adensamento da rede em Maceió.

“Com a conclusão dessas obras, iremos ampliar a rede de abastecimento de gás natural para outras localidades, buscando sempre atender às demandas das indústrias, comércios e residências”, pontuou André Alves.