Geral

Secti e Fapeal vão apoiar pesquisas para combater Aedes aegypti

13/02/2016
Secti e Fapeal vão apoiar pesquisas para combater Aedes aegypti
Trabalho da comunidade científica pode ser determinante na descoberta de novas formas de extermínio do mosquito e tratamento das doenças causadas por ele (Foto: Divulgação / Albert Einstein / Déborah Moraes)

Trabalho da comunidade científica pode ser determinante na descoberta de novas formas de extermínio do mosquito e tratamento das doenças causadas por ele
(Foto: Divulgação / Albert Einstein / Déborah Moraes)

Preocupado com a proliferação das diversas doenças causadas pelo Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, está definindo linhas de apoio para as pesquisas e iniciativas tecnológicas que possam ajudar a combater o mosquito.

Por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), entidade vinculada à Secti, em colaboração com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), será lançada a edição 2015/2016 do edital do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) de Alagoas.

No PPSUS, pesquisadores de diversas áreas poderão submeter trabalhos em cinco eixos principais, que vão de saúde de populações vulneráveis a avaliação de tecnologias em saúde. Cada eixo, conta com pelo menos três subeixos e linhas de pesquisa específicas.

Nesta edição, o programa define diferentes linhas de pesquisa que incluem investigações sobre doenças contagiosas, estimulando o fortalecimento de grupos existentes e apoiando a formação de novos grupos nas universidades e institutos no Estado.

O secretário Pablo Viana acredita que toda a população deve contribuir para a resolução deste problema, mas ressalta que o trabalho da comunidade científica pode ser determinante na descoberta de novas formas de extermínio do mosquito, além do tratamento das doenças causadas por ele.

“A secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado está, constantemente, avaliando os resultados de pesquisas contempladas em edições recentes e comprometida em contribuir na definição de prioridades da sociedade alagoana, como defender a saúde pública no combate ao mosquito Aedes aegypti”, explicou o secretário Pablo Viana.