Geral

Saúde garante atendimento aos alagoanos durante o Carnaval

05/02/2016
Saúde garante atendimento aos alagoanos durante o Carnaval

 

Equipes estarão de prontidão em maceió e no Interior para atender à população. (Foto: Olival Santos)

Equipes estarão de prontidão em maceió e no Interior para atender à população. (Foto: Olival Santos)

O Plano Operacional do Carnaval 2016 voltado para a área da saúde foi apresentado, nesta quinta-feira (4), durante coletiva à imprensa realizada no auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares. A prevenção, atenção pré-hospitalar e hospitalar foram os temas abordados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para garantir o atendimento aos alagoanos com a Operação Carnaval.

O supervisor de média e alta complexidade da Sesau, médico Rogério Barboza, pontuou que a Vigilância Epidemiológica vai orientar a população que está nos balneários acerca da prevenção da dengue, zika vírus e febre chikungunya, decorrentes da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ainda em relação à prevenção, ele informou que foram distribuídos 3,1 milhões de preservativos aos 102 municípios alagoanos.

 “É importante reforçar com a população sobre a importância do uso do preservativo para impedir os casos de DSTs/Aids”, lembrou Barboza. Ele falou também sobre o trabalho de orientação da Vigilância Sanitária no cuidado com as bebidas e os alimentos que são consumidos, isso porque, muitas vezes, nessa época a alimentação é feita na rua e exige atenção na escolha.

 Na área de Atenção Pré-Hospitalar, o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado esclareceu que, além das centrais de Maceió e Arapiraca e as 35 bases descentralizadas do Samu, quatro ambulâncias e o serviço aeromédico serão disponibilizados, além das Unidades de Suporte Avançado (USA) em Paripueira e outra na Barra de São Miguel.

 Nos casos de Atenção Hospitalar, o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estão com escalas programadas para o atendimento durante o Carnaval de forma ininterrupta. Rogério Barboza acrescentou que também os leitos de retaguarda dos hospitais conveniados estão assegurados para o atendimento à população.

 “A recomendação é que a população deve procurar o HGE nos casos mais complexos, como acidente de moto ou carro, AVC e infarto agudo do miocárdio, quando se sente dor e aperto no peito. Já a procura pelos Ambulatórios 24 Horas deve acontecer nos casos de pico hipertensivo, cefaleia, dores abdominais e pequenas suturas”, esclareceu Rogério Barboza.

 Em Maceió, a população encontra cinco Ambulatórios 24 Horas: o Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho), Noélia Lessa (Levada) e Dom Miguel Fenelon Camara (Chã da Jaqueira).

 Ainda durante os cinco dias de feriadão, o Hemoal e o Hemoar vão funcionar apenas para liberar sangue para os hospitais e maternidades.

 Balanço 2015 – No ano passado, a Operação Carnaval contou com mais de 12 mil profissionais, que atenderam 7.096 usuários nas unidades mantidas pela Sesau. O maior número de atendimentos ocorreu no HGE, que registrou 1.763 ocorrências. Na segunda colocação no ranking de atendimentos aparece o Samu, que atendeu 722 pessoas durante os cinco dias de folia. Já na UE do Agreste, em Arapiraca, foram atendidas 684 pessoas.