Política

Renan Filho diz que PMDB poderá indicar candidato em Palmeira, mas não descarta outros partidos

11/02/2016
Renan Filho diz que PMDB poderá indicar candidato em Palmeira, mas não descarta outros partidos
O Governador de Alagoas disse que pode apoiar até candidatos à Prefeitura de Palmeira fora do grupo governista local, como o do Partido dos Trabalhadores (Fotos: Edson Silva)

Renan Filho disse que pode apoiar até candidatos de fora do grupo governista local, como o do PT
(Fotos: Edson Silva)

Na última visita a Palmeira dos Índios (27/01), quando inaugurou obras e fez visita a outras em execução, o governador de Alagoas Renan Filho, em entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna do Sertão, disse que o apoio a uma candidatura à prefeitura de Palmeira dos Índios ainda vai ser conversado.

De acordo com ele, com a nova legislação eleitoral, o PMDB, partido do qual faz parte, deve implantar candidatos próprios em muitas cidades alagoanas.

Em tom de brincadeira, ele disse que primeiro vai perguntar se os candidatos querem o seu apoio, mas falou que pode apoiar algum, mesmo que seja de outro partido, a exemplo do PT.

“Vamos conversar. O PMDB pode filiar algum candidato até abril e parece-me que o candidato (de Palmeira) ainda não foi escolhido. Quem faz política tem que perseverar e implantar seu projeto político para tentar mudar as coisas em Alagoas, e é isso que a gente está fazendo no governo do Estado. Quando eu fui candidato a governador, as pessoas, às vezes, falavam que eu era muito jovem e que tinha outros nomes mais experientes. Eu dizia que era candidato do PMDB Jovem justamente para mudar a postura, porque o PMDB tinha outros nomes mais experientes, mas escolheu a mim para a gente ter postura nova, implantar mudança, falar as coisas de forma diferente. E é essa coisa que a gente está buscando levar para toda Alagoas agora: ânimo novo”, explicou.

Com o Gerente José Tenório de França, o governador Renan Filho e o prefeito de Palmeira, James Ribeiro,descerram a placa da nova 3ª Gere; parceria desde 2010

Com o Gerente José Tenório de França, o governador Renan Filho e o prefeito de Palmeira, James Ribeiro,descerram a placa da nova 3ª Gere; parceria desde 2010

Educação é meta principal

Nesta área, o governador lançou a proposta para que todas as escolas que tenham terrenos construam seus ginásios esportivos. “Vamos inaugurar a escola Graciliano Ramos brevemente. Estamos em uma ampla reforma, construindo cinco novos laboratórios e três novas salas de aula para começar o ano em tempo integral. Há algum tempo atrás, estive aqui inaugurando cisternas, na zoa rural, e o asfaltamento de diversas ruas, uma obra de quatro milhões de reais, com recursos próprios do governo do estado. E tive aqui para fazer um lançamento muito importante, que foi triplicar os recursos para o hospital de Palmeira dos Índios, que presta um grande serviço para a comunidade e precisava de mais recurso. Da última vez que eu vim, garanti esses recursos novos, e agora, estamos cuidando dessa agenda da educação. Já estive aqui algumas vezes e tenho um ano de governo, e não seria justo com Palmeira se não estivesse estado aqui antes”, ressaltou.

Com relação ao que os palmeirenses podem esperar de seu governo, principalmente na área de segurança, Renan Filho falou que a cidade terá mudança de atitude e postura nova.

“Vamos continuar reduzindo muito a violência, nova atitude na educação, com mais escolas em tempo integral, no futuro. Palmeira, por ser um município muito importante, entre os maiores do estado, estará inserida nos avanços da educação. Na segurança, nós vamos iniciar a reconstrução de delegacias, a ampliação de efetivos. Convocamos a reserva técnica da Polícia Militar, o que vai nos garantir esse ano colocar mais veículo e mais policial nas ruas de Palmeira dos Índios, pra gente aprofundar a redução da violência em Alagoas, que tem sido a marca principal do governo neste início.

E vamos também fazer obras de infraestrutura. Como governador, vou colocar mais um recurso pra gente asfaltar diversas ruas da cidade e aumentar a estrutura do município, que tem melhorado muito ao longo dos anos, e a gente precisa continuar”, afirmou o governador.

Meta principal para 2016 é o incremento na área de Educação; Palmeira já está ganhando

Meta principal para 2016 é o incremento na área de Educação; Palmeira já está ganhando

Para Renan Filho, ‘James foi o prefeito que mais realizou obras”

Segundo o governador Renan Filho (PMDB), o prefeito de Palmeira, James Ribeiro (PSDB), seu aliado político desde a época em que foi candidato a deputado-federal em 2010,  cumpriu um grande papel e foi o prefeito que mais realizou obras no município.

“Se a gente for olhar, ele fez escolas, abriu a UPA, ajudou o hospital Santa Rita, muita coisa na infraestrutura, fez creches demais, avançou muito. E a gente precisa continuar a mudança e melhorar ainda mais Palmeira. Porque, eu acho, que aqui pode avançar também na área industrial e a gente pode lutar para integrar mais Palmeira com Arapiraca, talvez duplicando essa estrada. Tem muitos desafios a serem perseguidos para a gente poder integrar o desenvolvimento dessa área central de Alagoas, na qual Palmeira dos Índios também se insere. E é fundamental que o município tenha um prefeito capaz de levar o progresso da cidade adiante”, completou.

Governador diz que estado precisa de três IML; mas vai priorizar agora o maior, de Maceió

Governador diz que estado precisa de três IML; mas vai priorizar agora o maior, de Maceió

IML de Palmeira foi política equivocada

Sobre a obra inacabada de um prédio onde seria a sede do Instituto Médico Legal (IML), em Palmeira, iniciada no governo de Ronaldo Lessa, Renan Filho disse que essa atitude foi uma política equivocada.

“Alagoas não tem nenhum IML. Não tem IML em Maceió. É aquela típica coisa: como é que você toma a decisão de fazer um IML em Palmeira dos Índios, sem ter um IML em Maceió?

No estado não tem. Isso é política equivocada, política demagoga para atender alguma expectativa, sem se preocupar com o que é o real problema do estado que é a violência. Nós estamos construindo, agora, em Alagoas, um IML. A obra está andando a pleno vapor e vai custar dez milhões de reais e o estado está fazendo com recurso próprio, em Maceió. Depois que inaugurar o de Maceió, aí nós temos que discutir pra fazer mais um em Arapiraca, mais um em Palmeira dos Índios. Mas não dá pra fazer um menor, enquanto uma maior parte do problema não é solucionada”.

E continuou: “Eu estou procurando fazer uma coisa que se chama o seguinte: botar um pouquinho de dinheiro que a gente tem naquilo que é mais importante, porque isso vai trazer o maior benefício inicial. Depois, a gente vai fazendo as outras coisas. Isso é uma mudança de postura muito clara, inclusive de dizer isso abertamente, porque político, ele costuma omitir, não diz a verdade, muitos até mentem.  Mas eu prefiro dizer ao cidadão isso, para que as pessoas não fiquem, todas as vezes, me cobrando uma coisa, enquanto a gente não fez uma coisa mais importante para o estado como um todo. De maneira que nós precisamos ter, talvez três IMLs no estado. Só que no momento nós precisamos ter um. E Alagoas tem duzentos anos de emancipação política e nunca teve direito a ter o primeiro. Assim como não tinha Instituto de Criminalística e não tinha Laboratório Forense. Nós construímos esse ano e foi um outro grande avanço na segurança pública. Estamos fazendo muito investimento na segurança e por isso Alagoas foi o estado que mais reduziu a violência no Brasil, nesse ano”, concluiu.