Geral

‘Oscar’ tem surpresas em sua premiação de 2016; DiCaprio vence como melhor ator

29/02/2016
‘Oscar’ tem surpresas em sua premiação de 2016; DiCaprio vence como melhor ator
Leonardo DiCaprio vence o Oscar de melhor ator 2016

Leonardo DiCaprio vence o Oscar de melhor ator 2016

 Apesar de “O Regresso” ter dominado as indicações com 12 nomeações, ganhando melhor diretor com Alessandro Iñarratu e de melhor ator com Leonardo DiCaprio, o Oscar de melhor filme foi para “Spotlight”, o filme que narra com detalhe uma investigação jornalística do jornal “Boston Globe” que revelou os abusos sexuais a menores na Igreja Católica.

Seguindo os passos de outros filmes sobre investigações jornalísticas – como “Todos os Homens do Presidente” –, o diretor, que assina o roteiro com Josh Singer, estrutura o longa na forma de um suspense.

Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton) e sua equipe – composta pelos repórteres Mike Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matt Carroll (Brian d’Arcy James) – começam a puxar o fio, e descobrem não apenas que há uma história de abusos sistêmicos como que o próprio “Globe”, o jornal mais importante da cidade, foi negligente diversas vezes no passado recente, quando as primeiras acusações e acordos vieram à tona. Estes renderam, no máximo, uma pequena matéria, sem qualquer sequência.

Discursos e vencedores

O apresentador Chris Rock iniciou seu discurso com muitas piadas sobre a polêmica que dominou o Oscar deste ano, a ausência de atores negros entre os indicados. “Eu contei uns 15 negros lá fora, pelo menos. As pessoas falaram para eu largar esse trabalho. Não diga isso a um desempregado. O Oscar ia ser cancelado se eu desistisse? Não. Então…”, brincou.

“Mad Max: Estrada da Fúria” foi o grande vencedor do Oscar 2016, com seis prêmios, incluindo montagem, figurino, maquiagem e cabelo e design de produção.