Geral

O Brasil contra o Aedes aegypti. MinC presente!

13/02/2016
O Brasil contra o Aedes aegypti. MinC presente!
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, irá à cidade de Rio Branco para reforçar a mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (13), o ministro vai à capital do Acre em ação de orientação à população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. A presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema Machado, participará das ações de mobilização em Vila Velha (ES) e Aloysio Guapindaia , secretário executivo substituto, representará o MinC em Petrolina.

A ação integra mobilização nacional que ocorrerá em 350 municípios das 27 unidades federativas, com participação de 220 mil militares das Forças Armadas. Segundo o ministro Juca Ferreira, além das ações de saúde, o combate ao Aedes aegypti exige uma mudança de hábitos, portanto uma mudança cultural e de mentalidade. “Ao lado dos governos, todos os cidadãos e cidadãs são responsáveis pela saúde pública. Precisamos fortalecer a cultura de participação cidadã na saúde, na educação, na vida política do país e em todas as áreas que envolvem os interesses e a qualidade de vida dos brasileiros”.
O dirigente da pasta da Cultura irá se unir a profissionais do estado e do município e a militares das Forças Armadas, que irão às ruas orientar a população. Durante todo o dia, será distribuído material informativo, com explicação das medidas de prevenção. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.
Com caráter educativo, a ação visa intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes. Atualmente, o combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção ao vírus Zika, protegendo gestantes e crianças. O vírus tem sido associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês quando as mães são infectadas durante a gestação.

Plano Nacional

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, haverá uma nova ação de combate ao foco dos mosquitos com a participação de 50 mil militares que estão sendo treinados para atuar nas regiões a serem indicadas pelas prefeituras e pelo Ministério da Saúde.