Geral

Municípios alagoanos reforçam ações de Vigilância Sanitária durante o Carnaval

08/02/2016
Municípios alagoanos reforçam ações de Vigilância Sanitária durante o Carnaval

IMG-20160206-WA0029

Os municípios alagoanos intensificam as campanhas contra a dengue, Zika e chikungunya durante o Carnaval, sobretudo com ações de combate aos focos do Aedes aegypti, agente transmissor dessas doenças. Equipes da Vigilância Sanitária também estão atuando no feriado carnavalesco, a exemplo de Coqueiro Seco e Matriz de Camaragibe, com o propósito de orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais e ambulantes do segmento alimentício sobre os cuidados com a higiene no manuseio e acondicionamento dos gêneros alimentícios.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems;AL), Ubiratan Pedrosa, reafirma o compromisso da instituição com atividades que promovam melhor qualidade de vida para a população, com ênfase no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que tem preocupado as autoridades de saúde com os casos relacionados à microcefalia.

Todos os municípios têm vasta programação diária nas agendas, voltada ao combate ao Aedes, uma vez que a microcefalia é um problema de saúde pública e de ordem internacional e vem mobilizando os gestores da saúde, educação, saneamento, infraestrutura e áreas afins das três esferas de governo. “Nossas equipes estão de prontidão neste feriado para agir no combate aos focos do mosquito e eliminação de criadouros”, destacou Ubiratan, lembrando que a população é parcela essencial nesta ação e deve contribuir, evitando acumular água em objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue