Geral

Ministro Edinho Silva participa de ação de combate ao Aedes aegypti em Maceió

13/02/2016
Ministro Edinho Silva participa de ação de combate ao Aedes aegypti em Maceió
Ação que ocorre em todo o País, com a participação dos três entes federados. (Foto: Carla Cleto)

Ação que ocorre em todo o País, com a participação dos três entes federados. (Foto: Carla Cleto)

Alagoas, juntamente com os demais estados brasileiros, entra na luta para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Neste sábado (13), Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes – Zika Zero, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, o governador em exercício Luciano Barbosa e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, participaram de solenidade no 59º BIMtz e visitaram um imóvel abandonado no Farol, onde encontraram foco do mosquito.

Na solenidade realizada no 59º Bimtz, o ministro de Comunicação destacou a ação que está ocorrendo em todo o Brasil, lembrando que o combate ao mosquito deve contar com a mobilização de toda a sociedade.

“Essa é uma ação que ocorre em todo o País, com a participação dos três entes federados (governos federal, estadual e municipal), todos unidos para combater o Aedes aegypti, pois nosso compromisso é defender os interesses da população”, ressaltou o ministro.

Edinho Silva lembrou que enquanto pesquisadores tentam encontrar uma vacina para combater a doença o que se deve fazer são ações para tirar o mosquito de circulação. “Um mosquito não pode ser mais forte que um país inteiro”, destacou.

A secretária Rozangela Wyszomirska, por sua vez, disse que, desde o ano passado, o Governo do Estado vem realizando ações para combater o Aedes aegypti nos 102 municípios alagoanos, assim que surgiram os três casos de zika vírus em Alagoas.

Afirmou, ainda, que a mobilização nacional é importante para reforçar o combate ao vetor e para conscientizar a população de que ela também deve fazer o dever de casa, eliminando os locais que servem para desenvolvimento das larvas do mosquito.

“Todos devem assumir o seu papel; não só os gestores públicos, mas a população também deve se conscientizar e assumir o seu papel, tendo cuidado em não acumular lixo e recipientes que sirvam para o mosquito se desenvolver”.

Dia D – O Dia Nacional de Mobilização – Zika Zero contou com a participação de 700 homens do Exército, além de agentes de saúde, integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Marinha. A ação ocorreu em 11 municípios.

Em Maceió, o ministro Edinho Silva, a secretária de Saúde e o governador em exercício estiveram em um terreno baldio na Avenida Fernandes Lima, onde havia uma piscina desativada com focos do mosquito. Ainda na capital, 27 bairros foram alvos da ação.