Cidades

Memorial da Árvore Centenária de Arapiraca é lançado nesta sexta-feira

26/02/2016
Memorial da Árvore Centenária de Arapiraca é lançado nesta sexta-feira
[Foto: Ascom Arapiraca]

[Foto: Ascom Arapiraca]

Nesta sexta-feira (25), o município de Arapiraca vai vivenciar um marco no segmento do Meio Ambiente.

A partir das 13h, haverá visitação às obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), anúncio da construção do aterro sanitário em uma parceria Arapiraca-Craíbas e o lançamento do Memorial da Árvore Centenária.

Estarão presentes aos eventos,prefeito de Craíbas, Bruno Pedro; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Leão; o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres; o presidente do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Gustavo Lopes; o gerente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) seccional Agreste, Tácito Marques; e o diretor da Limpel, Henrique Milones.

ETE

Para beneficiar mais de 230 mil habitantes de Arapiraca, atendendo a parte central da cidade, periferia e comunidades rurais, foram iniciadas as obras do Estação de Tratamento de Esgoto com um investimento total de R$ 47 milhões.

Os recursos são provenientes do Ministério das Cidades, com contrapartidas financeiras do governo estadual e da Prefeitura de Arapiraca.

O ETE conta com dezenas de quilômetros de redes coletoras, estações elevatórias e lagoas de decantação, entre outros sistemas que vão fazer parte da nova fase do esgotamento sanitário do município.

A extensão dela percorre os fundos da Eletrobras, corta o Parque Municipal Ceci Cunha e a Rua 15 de Novembro na altura do posto Confiança, passando pela Rua São Roque margeando o Riacho Piauí até a estação de tratamento, localizada na comunidade Flexeiras.

Aterro e memorial

Após a visita à ETE, às 14h, o compromisso se dará no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro Santa Edwiges, com o anúncio da construção do aterro sanitário Arapiraca-Craíbas.

Haverá ainda uma apresentação técnica da Limpel a respeito da operacionalização. Neste mês de março, já se iniciam as audiências públicas sobre o tema.

Em seguida, a comitiva segue para a Serra dos Ferreiras, na zona rural, a fim de lançar o Memorial da Árvore Centenária, símbolo do nosso crescimento.

“A árvore que serviu de local de descanso no século 19 para o fundador da cidade, Manoel André, cresceu o caule e ramificou. E seus galhos hoje fazem sombra para a metrópole que está por vir, de um povo ordeiro e trabalhador, incansável, inabalável. Como esta planta, onde há 100 anos as araras vêm repousar”, diz o prefeito Yale Fernandes.