Cidades

Maceió: Prefeitura lança chamada pública para capacitação para o ‘Mulheres Mãos à Obra’

02/02/2016
Maceió: Prefeitura lança chamada pública para capacitação para o ‘Mulheres Mãos à Obra’
Pesquisa de campo realizada com as Mulheres do Litoral Norte de Maceió (Foto: Ascom Semtabes)

Pesquisa de campo realizada com as Mulheres do Litoral Norte de Maceió (Foto: Ascom Semtabes)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, divulga nesta terça-feira (2) o Edital de Chamada Pública para Habilitação, Credenciamento e Seleção de Entidades para a Execução de Cursos de Qualificação Social e Profissional do Projeto Mulheres Mãos à Obra. Fruto de convênio entre a Prefeitura de Maceió e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, a iniciativa vai beneficiar cerca de 450 mulheres do Litoral Norte com ações de qualificação profissional e de acesso ao mercado de trabalho, com foco nas áreas de construção civil, turismo/hotelaria e informática.

De acordo com o coordenador geral de Estatística da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Robério de Almeida, esta é a terceira fase do projeto.

“O projeto Mulheres Mãos à Obra já está em sua terceira etapa, que consiste em credenciar e selecionar a empresa que vai fazer as capacitações. A primeira foi a realização de um planejamento das ações e a segunda foi a pesquisa do campo para identificarmos a atual realidade social e econômica das mulheres do Litoral Norte de Maceió. Nosso grande objetivo é promover a autonomia econômica dessas mulheres, por meio de capacitação social e profissional para gerar renda e condições necessárias de igualdade no mercado de trabalho”, disse Robério de Almeida.

O público alvo do projeto são mulheres a partir de 18 anos, que preferencialmente morem na zona urbana e rural do Litoral Norte de Maceió, consideradas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade econômica e social.

De acordo com o edital, disponível aqui, poderão participar deste processo de habilitação instituições de ensino superior, escolas técnicas, unidades do Sistema S. centros de formação profissional e outros órgãos ou entidades governamentais, não governamentais ou intragovernamentais do ramo da educação profissional.

As empresas interessadas em prestar as capacitações têm até o dia 22 de fevereiro para apresentar suas propostas e os documentos exigidos no edital, na Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo da Semtabes, localizada na Rua Barão de Anadia, 85, Centro, das 8h às 14h. A abertura dos envelopes será realizada no dia 25 de fevereiro às 10h.

O aviso do Edital de Chamada Pública N° 01/2006 da Semtabes, referente ao projeto Mulheres Mãos à Obra está também no Diário Oficial do Município de Maceió.