Cidades

Hemocentros prorrogam até sexta doação de sangue para o carnaval

02/02/2016
Hemocentros prorrogam até sexta doação de sangue para o carnaval
Para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg (Foto: Carla Cleto)

Para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg (Foto: Carla Cleto)

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal), em Maceió, e Regional de Arapiraca (Hemoar) prorrogaram até sexta-feira (5), a Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. Iniciada no dia 25 de janeiro, a ação visa formar um estoque estratégico para atender à demanda do período.

Isso porque, os dois órgãos ficarão sem coletar sangue do sábado (6) até a quarta-feira de cinzas (9). Paralelamente a isso, o consumo de sangue tende a aumentar cerca de 20%, o que requer a formação de um estoque superior a 300 bolsas, segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

A gestora salienta que para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

“O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação”, informou.

Agendamento – Os doadores que preferirem agendar suas doações podem utilizar o aplicativo Doe +. Disponibilizado gratuitamente para celulares Android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.

No entanto, a grande novidade do programa é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.

Postos de coleta – As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.