Variedades

Conheça a essência das danças típicas do Carnaval

05/02/2016
Conheça a essência das danças típicas do Carnaval
O frevo é um ritmo brasileiro que tem o primeiro registro em fevereiro de 1907 (blog.brasilturista.com.br)

O frevo é um ritmo brasileiro que tem o primeiro registro em fevereiro de 1907
(blog.brasilturista.com.br)

Com passos que marcam a cultura carnavalesca, o samba e o frevo são os estilos mais ouvidos nesta época. Movimentos simples, mas ágeis, são algumas das características das danças, que precisam de fôlego e de disposição para serem executadas como retrato de folia.

No carnaval de bloco, as pessoas pulam muito.  Sú que pular apenas não basta. O movimento feito com precisão e delicadeza é o segredo da beleza e da popularização do samba. A fonte da dança está na pontinha dos pés, que se movimentam para todos lados levantando e abaixando o calcanhar.

FREVO

O frevo é um ritmo brasileiro binário e secular, e tem o primeiro registro em 9 de fevereiro de 1907, em um jornal de Recife, que convidava os foliões para um ensaio carnavalesco do estilo. Como parte da tradição e da cultura popular pernambucana, o ritmo é dividido em frevo canção, de rua e de bloco, podendo ser instrumental ou cantado.

O frevo de rua tem três subdivisões: coqueiro, ventania e confronto; e a dança, que é marcada por movimentos ligeiros e animados.

Entre os passos do frevo, encontra-se a tesoura, parafuso, ponta de pé e calcanhar, tramela, rojão, carrossel e passando a sombrinha. Na tesoura, por exemplo, o dançarino, conhecido como passista, levanta a sombrinha para o alto e abaixa o corpo esticando uma perna e encolhendo a outra.