Geral

Cinco anos após acidente na F1, Kubica estuda ida para F-E

02/02/2016
Cinco anos após acidente na F1, Kubica estuda ida para F-E
(Foto: Grande Prêmio)

(Foto: Grande Prêmio)

Apertem os cintos: Robert Kubica está de olho na F-E. O piloto polonês, que tinha uma carreira promissora na F1 antes de um grave acidente de rali às vésperas da temporada 2011, está fora dos monopostos desde então.

A informação é da revista alemã ‘Auto Bild’. Segundo a publicação, “há um rumor forte de que Kubica está ativamente atrás de uma vaga na F-E”. O que a revista garante é que Kubica não tem patrocínio o bastante para seguir no Mundial de Rali após a etapa de Monte Carlo.

“Sinto muito por confirmar que não vou participar no Rali da Suécia deste ano”, disse o próprio piloto em sua conta oficial no Facebook.

Kubica foi o quarto colocado no Mundial de F1 de 2008, então na BMW, chegando a vencer numa inesperada dobradinha com Nick Heidfeld no GP do Canadá. Havia grandes expectativas sobre o que poderia fazer na sua segunda temporada pela Renault em 2011, mas os danos que o acidente deixou em uma de suas mãos foram severos demais.

O acidente de 2011, enquanto participava da Rodada de Andorra, foi muito grave por conta do guard-rail ter invadido o Skoda Fabia pilotado por Kubica. De lá, saiu de helicóptero para um hospital em Savona, onde foi constatada amputação parcial do antebraço e fraturas expostas no cotovelo direito, entre outras lesões por todo o corpo.

Apesar do título do WRC-2 em 2013, ano em que voltou a competir, Kubica se manteve fora dos carros de monoposto por conta da mão, que está em recuperação mais avançada atualmente.

A F-E tem constante mudanças de pilotos durante a temporada, mas se isso apenas não for o bastante, talvez Kubica possa se entender com a Jaguar, estreante da próxima temporada.

Buenos Aires recebe a próxima etapa da F-E, no próximo dia 6 de fevereiro, enquanto a folia momesca sacode o Brasil.