Geral

Ciclo de palestras discute produção de energia renovável para mini e microgeradores

03/02/2016
Ciclo de palestras discute produção de energia renovável para mini e microgeradores

 

Iniciativa contará ainda com palestras de técnicos do Banco do Nordeste e da Desenvolve/AL. (Foto: Divulgação)

Iniciativa contará ainda com palestras de técnicos do Banco do Nordeste e da Desenvolve/AL. (Foto: Divulgação)

 

A geração de energia renovável está na ordem do dia quando o assunto é consumo responsável, a prática tem sido amplamente discutida no cenário mundial por trazer diversos ganhos para quem a usa e para toda sociedade. Neste cenário, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promoverá um ciclo de palestras sobre o modelo sustentável, com foco aos empreendimentos do setor turístico em três regiões alagoanas: Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul e Caminhos do São Francisco.

O evento iniciará no dia 15 de fevereiro às 9h, na Pousada Brisamar, na Barra de São Miguel. No dia 16, é a vez de Maragogi receber as palestras, a partir das 14h, no Hotel Salinas. Por último, ocorrerá no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, às 14h, em Piranhas.

Um dos palestrantes será o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro. Para ele, as regiões que serão visitadas possuem uma vocação natural para a geração fotovoltaica, que tem grandes vantagens para o consumidor. “Economicamente falando, este modelo já rende uma economia na conta, além de reduzir o uso do sistema”, explicou Sardeiro.

A iniciativa contará ainda com palestras de técnicos do Banco do Nordeste e da Desenvolve/AL. Eles falarão sobre linhas de crédito voltadas ao financiamento dos equipamentos. Além disso, representantes das empresas de energia estarão disponíveis para tirar as principais dúvidas sobre a aquisição do material necessário para a geração fotovoltaica.

O evento tem como parceiro o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), por meio dos APLs Turismo Costa dos Corais, Turismo Lagoas e Mares do Sul e Turismo Caminhos do São Francisco. O Sebrae/AL e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) também apoiam o ciclo de palestras.