Geral

Campanha publicitária de Neymar é retirada por ferir “santidade religiosa”

11/02/2016
Campanha publicitária de Neymar é retirada por ferir “santidade religiosa”
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Neymar é uma estrela do futebol mundial e, por conta disso, alvo de diversas empresas de publicidade pelo mundo. No entanto, apesar do que é dito sobre “não existir propaganda ruim”, algumas vezes esta exposição pode não atingir o esperado.

Foi o que ocorreu na cidade de Meca, na Arábia Saudita, considerada uma cidade sagrada da religião islâmica. Cartazes do astro estrelando uma campanha publicitária da rede de lanchonetes McDonald’s causaram polêmica por “violar a santidades religiosa” do local.

Segundo informou o jornal A Meca, a decisão de retirar as peças publicitárias foi adotada por se considerar que as fotos do craque do Barcelona violavam a “santidade religiosa” da cidade, que é o epicentro da peregrinação muçulmana.

A decisão partiu diretamente da prefeitura local. Um dos responsáveis, Ozman Mali, disse em comunicado que será pedido ao McDonald’s e a outras empresas estrangeiras que respeitem os “sentimentos muçulmanos” na hora de instalar cartazes com fotos de personalidades famosas.

Nas redes sociais, as principais críticas ás propagandas se deram pelo comportamento de Neymar em campo e fora dele, suas tatuagens e também o fato dele ser cristão.

Meca é a cidade sagrada mais importante de Islã. O local recebe milhões de fiéis todos os anos, durante o período de peregrinação, chamado “hash”.