Cidades

Arapiraca: Prefeitura articula negociação entre marchantes e novo frigorífico

13/02/2016
Arapiraca: Prefeitura articula negociação entre marchantes e novo frigorífico
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

A garantia de um alimento de qualidade na mesa do arapiraquense. Este foi o compromisso firmado entre a Prefeitura de Arapiraca, os marchantes e a empresa FrigoVale, um dos mais modernos frigoríficos do país.

Nesta sexta-feira (12), houve reunião entre o prefeito Yale Fernandes e representantes dos marchantes no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro Santa Edwiges.

Segundo determinação judicial, a FrigoVale começa a operar já nesta segunda-feira (15) recebendo exclusivamente a tarifa de abate dos animais acrescida dos impostos estadual e federal, conforme previsão contratual.

“Também esclarecemos que, para esta atividade, não serão cobrados impostos municipais. É muito importante esse diálogo para podermos levar à mesa de nossa população um produto da melhor qualidade”, diz Yale Fernandes, ao lado dos secretários Municipais de Agricultura, Rui Medeiros, e de Governo, José Lopes.

Outro objeto de solicitação dos marchantes, as vísceras serão devolvidas aos mesmos, enquanto estiver valendo a referida decisão, que, esclarecemos, ainda é de caráter provisório.

“Hoje foi o xeque-mate entre o impasse que existia entre a classe produtivo e a FrigoVale. O prefeito Yale Fernandes foi determinante nesta mediação. E, com este aval da Justiça para que fosse cobrado o que a gente pretendia – um valor mais abaixo do exigido pelo frigorífico –, as coisas agora devem se desenvolver da melhor forma para todos”, completa Pedro Albuquerque, um dos representantes da categoria na reunião.

O cronograma de fechamento do antigo Matadouro Público continua vigente, conforme oficializado junto à Defensoria Pública e Ministério Público Estadual (MPE).

Instalada em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, no Olho d’Água dos Cazuzinhas, a FrigoVale tem capacidade para abater mais de 10 mil cabeças de gado por mês, gerando cerca de 200 empregos diretos. Em sua planta industrial estão os mais modernos equipamentos e métodos de abate e resfriamento em todo o estado.