Geral

Vencedores: Caps-AD entrega diploma a ex-dependentes químicos

28/01/2016
Vencedores: Caps-AD entrega diploma a ex-dependentes químicos

caps2(3)“Não pensava em passar um dia sem o álcool. Estou aqui hoje, diante de você, e sem beber há dois anos. Não acreditava nem em mim, até chegar ao Caps-AD”.

Este comovente depoimento foi feito pelo ex-dependente químico José Marques durante a “Solenidade para Certificação de Conclusão do Processo de Tratamento dos Usuários do Centro de Apoio Psicossocial para Álcool de outras Drogas (Caps-AD) Amor e Esperança”.

Ele foi uma das 15 pessoas que estão recuperadas de seus vícios e receberam uma espécie de diploma, nesta quarta-feira (27), atestando sua sobriedade e reinserção no mercado de trabalho e na sociedade.

O evento se deu no Clube do Professor, com a presença do secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa; o secretário Municipal de Governo, José Lopes; a diretora do Caps-AD de Arapiraca, a assistente social Wagda Costa, e toda a equipe técnica do local; a soldado Claudenice Almeida, do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM); o psiquiatra Dr. Washington Luiz; e a madrinha dos “vencedores” 2016, Valesca Luz.

“Esta palavra escolhida para se referir a vocês, ‘vencedores’, não poderia ser mais oportuna. Sabemos das dificuldades de cada um que enfrenta seus próprios demônios, seus vícios particulares. E ver hoje vocês, longe dessas substâncias que tanto lhes fizeram mal e a suas famílias, é revigorante. Parabéns a todos por esta nova chance”, diz o secretário Ubiratan Pedrosa, representando a prefeita Célia Rocha.

Segundo o diretora do Caps-AD, mais de 100 pessoas já se recuperaram. “É muito gratificante vermos todos eles de volta para o seu mundo e, melhor, de volta ao seio familiar, visto que a dependência química gera diversos desgastes de relações”, conta Wagda Costa.

O paciente 001 do centro de apoio, Paulo José da Silva, assim como José Marques, também teve problemas com a bebida alcoólica.

“Sabemos que isto não tem cura. No entanto, hoje, temos 100% de controle sobre nossas ações e nossas vidas. Atualmente, eu ministro oficinas de artesanato em madeira MDF, o que gera uma alternativa de renda para os que entram no Caps”, relata o agora professor Paulo. Os seus alunos se dedicam em peças artesanais para, através da arte, se redescobrirem como cidadãos e agentes culturais.

A solenidade teve vários depoimentos marcantes, que emocionou a todos os presentes, mostrando um intercâmbio na vivência de cada um, a enfatizar o cotidiano para a real reabilitação psicossocial, o resgate da autoestima e a identidade dos pacientes enquanto figuras participativas na sociedade.

Desde sua criação em 2012, o Caps-AD, situado na Rua Isabel de Oliveira, bairro Jardim Esperança, já atendeu a 957 usuários. O local dispõe de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, farmacêutico, assistente social, psiquiatra, enfermeiros, médico clínico geral, técnico de enfermagem, monitores e demais equipe técnica. E sempre de portas abertas…

Tags: