Cidades

Semas apresenta ações de inclusão para população de rua, em Maceió

14/01/2016
Semas apresenta ações de inclusão para população de rua, em Maceió
Profissionais da Semas apresentam balanço de ações desenvolvidas com população em situação de rua  (Foto:

Profissionais da Semas apresentam balanço de ações desenvolvidas com população em situação de rua (Foto: PM/DF)

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentaram ontem(13), o relatório de ações desenvolvidas pela pasta para a população em situação de rua nos últimos quatro meses de 2015. O trabalho foi apresentando aos membros do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Ações do Plano Municipal para Pessoa em Situação de Rua de Maceió. Na oportunidade, também foi discutido o planejamento das atividades para os três primeiros meses de 2016.

Representantes das secretarias que integram o grupo de trabalho estiveram presentes na reunião, onde foi apresentado o relatório das atividades do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas.  No documento, a coordenadora do Seas, Priscila Guimarães, detalhou como foi feito o trabalho que garantiu a ampliação das equipes e dos atendimentos da Abordagem Social no Município.

A coordenadora também explicou como a parceira com os usuários está sendo importante para a realização do mapeamento da população em situação de rua. Entre os demais investimentos da Semas dentro da promoção de direitos para este público, além do mapa, estão inclusos a estruturação dos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua, Centros POPs e o reordenamento da rede de acolhimento que atende as famílias fragilizadas.

“A gestão municipal vem se empenhando, desde 2013, para oferecer uma assistência especializada e completa à população de rua, de maneira que a efetividade de cada serviço e ação seja, de fato, concretizada. Por isso temos tantos planejamentos para que no final tudo possa dar certo e o mais importante, a gente possa ver as famílias se desenvolvendo com autonomia e com responsabilidade”, disse Celiany Rocha, secretária de Assistência Social de Maceió.

O grupo lida de maneira direta com a população que se encontra em situação de extrema vulnerabilidade nas vias públicas da cidade e foi instituído pelo prefeito Rui Palmeira, em 04 de março de 2015, por meio do Decreto de nº 8.035. Fazem parte dele, os gestores das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), Saúde(SMS), Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Entre as ações concretizadas,  estiveram os mutirões da Educação Municipal para combater a evasão escolar das crianças e dos adolescentes que estão nas vias públicas, as ações de promoção à saúde e de retirada de documentação dos usuários, e os projetos de sustentabilidade e incentivo ao mercado de trabalho.

O Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Ações do Plano Municipal para Pessoa em Situação de Rua é articulado pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP), por meio da secretária Adriana Toledo. A próxima reunião do núcleo deve acontecer após o período carnavalesco.​