Política

Renan Filho é o governador mais bem avaliado do Brasil, diz pesquisa

07/01/2016
Renan Filho é o governador mais bem avaliado do Brasil, diz pesquisa

Segurança Pública, Saúde, Educação e Infraestrutura foram apontadas como pilares da consolidação do desempenho positivo do Estado (Foto: Assessoria)

Segurança Pública, Saúde, Educação e Infraestrutura foram apontadas como pilares da consolidação do desempenho positivo do Estado (Foto: Assessoria)

Os bons resultados do primeiro ano de gestão do governador Renan Filho foi fruto da ação conjunta de planejamento e trabalho da equipe do Governo de Alagoas. As áreas da Segurança Pública, Saúde, Educação e Infraestrutura foram apontadas como pilares da consolidação do desempenho positivo do Estado pelo chefe do Executivo, durante o ano de 2015.

O levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas traz Renan Filho como líder no ranking dos governadores mais bem avaliados, com aprovação de 67,5%. Para ele, o ano de 2015 foi muito duro, mas o Estado conseguiu enfrentar de cabeça erguida, cumprindo os compromissos com a população.

“As pesquisas apresentam o retrato do momento, fizemos aquilo que nos propusemos fazer na campanha, e acredito que o somatório disso tudo leva o cidadão a ter essa avaliação. Espero continuar trabalhando, continuar entregando o que o Governo se propôs a entregar, e espero que nós possamos continuar tendo o apoio do nosso povo. Alagoas é um Estado que precisa da união de todos para que o Governo possa funcionar bem”, afirmou o governador.

Ele atribui esse resultado à equipe, porque nenhum governo tem condição de ser conduzido somente pelo governador, é a formação de uma boa equipe que permite que o Governo dê certo.

“Os nossos secretários, aqueles também que trabalham nas secretarias, as assessorias de comunicação, todo mundo que se dedique para que o Estado possa avançar, e é bom porque ver Alagoas nas cabeceiras de alguma tabela é sempre muito importante e reforça a autoestima do nosso povo”, frisou Renan Filho.

O governador afirmou ainda que o resultado da pesquisa foi muito interessante, e que o Estado teve uma boa avaliação, sobretudo, dos jovens como avaliação de mais de 75% na juventude, avaliação muito forte na capital e também no interior.

O atual levantamento mostrou que 30,8% consideram que o governador está indo melhor que o esperado; para 50,8%, conforme a expectativa. A pesquisa entrevistou 1.252 eleitores e constatou que a reprovação do governo, à época, era de 27,5%.

A pesquisa que coloca o governador na liderança com o melhor desempenho foi realizada em Alagoas entre os dias 15 e 19 de outubro do ano passado. Renan Filho se mantém na primeira posição no ranking, seguido do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, com 64,4%.

Segurança Pública

Para Renan Filho este ano a segurança pública foi o carro chefe, Alagoas teve a maior redução de violência do Brasil, o Estado voltou para um patamar de violência do ano de 2008, estando em 2016, havia uma escalada desenfreada na violência de Alagoas, que foi contida e precisa ser aprofundada.

“Este ano nós vamos ter que ter novas atitudes, nos reinventarmos na segurança pública, como sempre tenho dito, para que a gente consiga ter excelentes resultados como esse”, disse.

Educação

A Educação também foi citada pelo governador. Segundo ele, a pasta está sem alarde algum, sem contrato emergencial, sem decretação de emergência, está fazendo reforma em 70 escolas, preparando 13 novas escolas para iniciar o ano como escolas em tempo integral.

“A primeira escola em tempo integral é a Marcos Antônio, no Complexo Benedito Bentes, houve zero de evasão escolar este ano, o que significa dizer que quando a gente faz aqui as coisas em que outros lugares já deram certo, elas também dão certo aqui”, esclareceu.

Saúde

Na Saúde, Renan Filho frisou a reabertura da Unidade de Emergência do Agreste, e da entrega da Nova Maternidade Santa Mônica, com capacidade duplicada para atender  a população. “Estamos trabalhando agora para interiorizar serviços e para construir novos hospitais em Maceió. Eu espero ainda este mês liberar a licitação para a nova Maternidade de Risco Habitual capital alagoana, que é uma unidade que vai funcionar para as mães que não estão em situação de alto risco, que são a grande maioria e que não tem uma maternidade 100% pública para nascer e terão agora com essa construção que o estado vai fazer”, afirmou o chefe do executivo alagoano.

Infraestrutura

Ele também destacou a área de Infraestrutura, como responsável por garantir visibilidade ao Estado, com a execução de obras. O governador exemplificou obras no Agreste, como a rodovia que liga Arapiraca a São Sebastião; a duplicação da AL-101 Norte; a obra que liga a via do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares ao Benedito Bentes, integrando as regiões.