Política

Prefeitura de Chã Preta entrega 270 terrenos para população

01/01/2016
Prefeitura de Chã Preta entrega 270 terrenos para população

270 famílias chã-pretenses fecharam o ano de 2015 com uma nova esperança, a de que em 2016 elas já poderão iniciar a construção da casa própria, isso porque a Prefeitura efetuou durante todo o dia 30 a entrega de terrenos de casas populares.

De acordo com o vice-prefeito de Chã Preta, Maurício Holanda, a entrega dos terrenos é um projeto do inicio da gestão, “nós pretendíamos entregar casas populares, já construídas, as casas seriam feitas através do Minha Casa Minha Vida, mas não conseguimos a liberação do Projeto para a Cidade, por isso, baseados nas leis municipais n° 466/2009 e 497/2011, resolvemos fazer a entrega dos terrenos”.

Cada terreno possui 7 por 13 metros, e estão divididos em três novos conjuntos habitacionais, conjunto Bela Vista, e conjuntos Manoel Tenório Cavalcante 1 e 2. Os conjuntos possuem um total de 190 lotes, divididos da quadra A até a quadra O.

O agricultor Antônio Pereira, 50, faz parte dos beneficiados com a entrega dos terrenos, ele será o novo morador do Conjunto Bela Vista, lote 23, e conta que há muitos anos espera realizar o sonho da casa própria, “vivo pagando aluguel há mais de 20 anos, hoje sei que tenho um terreno, e Deus vai me ajudar na construção da minha casa. Segunda-feira vou visitar o local onde será minha casa e já vou dar entrada na documentação”.

Com o termo de doação dos terrenos em mãos, os beneficiados já podem iniciar a construção das casas, é o que vai fazer José Hélio, 46, que atualmente mora na casa da avó, mas não espera ficar muito tempo por lá, “vou começar a construir minha casa agora em janeiro, mesmo desempregado irei fazer o possível para terminar a construção da minha casa”.

A construção das casas nos Conjuntos só é possível devido ao fato da Prefeitura está providenciando toda iluminação, colocando a tubulação de água e esgoto nos locais, e utilizando o maquinário municipal para fazer as ruas dos loteamentos.

O Termo de doação dos terrenos foi entregue pessoalmente pelo prefeito e vice do município, que fizeram questão de cumprimentar os beneficiados, e mostrar, na planta dos terrenos, onde cada beneficiado irá morar. Além disso, foi explicado aos beneficiados que será necessário fazer a escritura dos terrenos.

Para ter direito ao terreno, os chã-pretenses precisaram fazer cadastro na Secretaria de Assistência Social do Município, passar por entrevistas e comprovar que não possuíam casa e são de baixa renda, esses procedimentos são baseados nos artigos 3° e 4° da lei municipal 466/2009.

Apresentação de onde estão os terrenos

A localização dos terrenos é um pouco afastada no Centro da Cidade, e já abre espaço para visões empreendedoras, como é o caso de José Cícero Cardoso, “é possível construir no espaço do terreno uma casa e uma pequena mercearia, além de realizar o sonho da casa própria vou poder ter meu próprio negócio e fornecer bons produtos para os moradores do Conjunto Bela Vista, que não precisarão vir para o Centro da Cidade fazer compras”, comemorou.