Cidades

Parcerias garantem realização do Festival Maceió Verão 2016

15/01/2016
Parcerias garantem realização do Festival Maceió Verão 2016
Parcerias garantem realização do Festival Maceió Verão 2016

Parcerias garantem realização do Festival Maceió Verão 2016

Parceria é a palavra chave no Festival Maceió Verão. Desde a primeira edição em 2014, o Festival é sucesso de público e já ocupa lugar de destaque no calendário cultural da cidade, atraindo um número cada vez maior de maceioenses e turistas para os shows gratuitos realizados na orla marítima. A aceitação do evento se reflete na ampliação do número de instituições e empresas determinadas a apoiar e incentivar a realização do festival.

Nesta terceira edição, os principais apoiadores do Maceió Verão são: Braskem – principal patrocinadora, e Ministério do Turismo (MTur) – parceiro inédito do evento. O festival conta também com apoio da Vigal Segurança, Banco Industrial do Brasil, Pontuali e Real Alagoas.

Realizado pela Prefeitura de Maceió, o Maceió Verão é capitaneado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), que em 2016 ganhou reforço no protagonismo a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). O evento envolve também os serviços de diversos órgãos da municipalidade, que garantem a divulgação, a segurança, mobilidade, limpeza e conforto necessários para o público e para os profissionais envolvidos.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, explica que sem os apoiadores a realização do festival estaria comprometida: “Os parceiros são fundamentais, seja para garantir a contratação dos artistas, seja para oferecer os serviços necessários num evento desse porte”.

Palmeira destaca que a o trabalho de atração de patrocinadores e apoiadores para o Verão acontece durante o ano inteiro. “Algumas parcerias começam a se desenhar um ano antes, quando respondemos a Chamadas Públicas dos ministérios ou concorremos em editais”, diz.

Serviços essenciais

Segundo ele, o relacionamento com os parceiros institucionais também acontece durante todo o ano e vai além do Maceió Verão. O presidente destaca que alguns serviços essenciais são quase invisíveis ao público como o ordenamento do Trânsito, a iluminação e limpeza do sítio do evento após a festa e assim por diante.

“A Polícia Militar, por exemplo, ao lado da Guarda Municipal garante a segurança antes, durante e na hora da dispersão do público. Esses parceiros têm sido importantíssimos para garantir o festival que queremos em clima de paz, sendo opção de lazer para todas as idades.”