Cidades

Maceió: Convênios vão promover inclusão social de crianças e adolescentes

18/01/2016
Maceió: Convênios vão promover inclusão social de crianças e adolescentes
Assinatura de convênios (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Assinatura de convênios (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Mais de 350 crianças e adolescentes de Maceió serão beneficiadas com ações de inclusão social promovidas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), nos convênios firmados nesta segunda-feira (18) com quatro instituições selecionadas por edital. Cerca de R$ 463 mil do Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente cofinanciarão os trabalhos.

“Estamos muito felizes com estes convênios, pois vamos beneficiar muitas crianças e adolescentes de Maceió. Esperamos que estas entidades aproveitem o cofinanciamento e ampliem as atividades de inclusão e possamos diminuir as vulnerabilidades sociais de Maceió”, destacou o prefeito Rui Palmeira, durante as assinaturas dos convênios.

Os convênios foram assinados por representantes da Associação Alagoana de Prevenção às Drogas e Atenção à Saúde Mental e Ecologia Humana (Acorde), do Serviço de Promoção e Bem Estar Comunitário (Soprobem), da Associação Alagoana de Dakaru e da Associação Pestalozzi de Maceió.

Entre os trabalhos a serem desenvolvidos pelas entidades estão o de capacitação de jovens com idade entre 14 e 22 anos para inserção no mercado de trabalho, promovido pelo Soprobem. Eles terão curso de auxiliar de escritório e deverão ser inserido no mercado de trabalho através da modalidade Jovem Aprendiz.

Para o presidente do Soprobem, Felipe Nobre, a iniciativa do edital de cofinanciamento é muito importante para fortalecer o trabalho de inclusão no trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Há 37 anos desenvolvemos trabalho em Maceió e esta é a primeira vez que a gestão municipal teve a sensibilidade de ter um olhar com interesse social. Estamos muito felizes e vamos fortalecer ainda mais o trabalho que desenvolvemos através deste convênio”, ressaltou.

Além do Soprobem, a Associação Alagoana de Prevenção às Drogas e Atenção à Saúde Mental e Ecologia Humana (Acorde) trabalhará o fortalecimento social de jovens pescadores do bairro do Pontal da Barra, estimulando o empreendedorismo. A Associação Alagoana de Dakaru trabalhará a inclusão na educação pelo esporte, por meio do Kung Fu, e a Associação Pestalozzi de Maceió desenvolverá o acolhimento institucional voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, socialmente carentes.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, reforçou que os trabalhos que vêm sendo realizados para diminuir a vulnerabilidade social em Maceió através da Assistência Social. “Estes convênios vão beneficiar mais de 350 crianças e adolescentes de Maceió e cada um tem grande importância para contribuir com o crescimento dos nossos jovens. Além disso, estamos ampliando o número de Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e, consequentemente, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para que mais crianças e adolescentes tenham novas oportunidades através da garantia de direitos”, explicou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ubiratânia Amorim, também comemorou a assinatura dos convênios. “Quem ganha com a assinatura destes convênios são nossas crianças e adolescentes, que terão mais oportunidades. É importante ressaltar que este recurso é oriundo do Fundo Municipal e que as empresas podem fazer doação do imposto de renda e, assim, poderemos cofinanciar mais projetos e beneficiar mais crianças e adolescentes de Maceió”, disse.

Novo Edital

Celiany reformou ainda que a Semas está com outro edital aberto para cofinanciamento de entidades socioassistenciais que trabalham com atendimento e acolhimento institucional de pessoas com deficiência e idoso e com acolhimento institucional para crianças e adolescentes em Maceió.

Ao todo, estão sendo disponibilizados cerca de R$ 904 mil em cofinanciamento federal para execução dos serviços. A entrega da documentação acontece de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h, até o dia 12 de fevereiro, na sede da Semas (Rua Melo Moraes, 63, Centro). A análise e julgamento da documentação serão feitos por uma Comissão Especial de Credenciamento e Seleção em audiência pública realizada às 9h do dia 16 de fevereiro.

A descrição dos serviços e o modelo de documento que deve ser apresentado na Semas estão no edital de credenciamento que foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 12 – nas páginas de 16 a 28.