Geral

Governo assina implantação de 30 sistemas de dessalinização terça

15/01/2016
Governo assina implantação de 30 sistemas de dessalinização terça
Sistema de dessalinização proporcionará mais água potável e melhor qualidade de vida para a população do Semiárido (Foto: Arquivo Secom)

Sistema de dessalinização proporcionará mais água potável e melhor qualidade de vida para a população do Semiárido (Foto: Arquivo Secom)

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, assinam a ordem de serviço para a construção de 30 sistemas de dessalinização. A solenidade acontece na próxima terça-feira (19), às 11h30, na comunidade de Camoxinga de Baixo, localizada no município de Santana do Ipanema.

A implementação dos sistemas está garantida em Alagoas após a renovação do convênio entre o Governo de Alagoas com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Água Doce (PAD). De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a proposta do programa prevê a implantação de 101 sistemas de dessalinização, em 38 municípios da região do semiárido alagoano.

“Nesta primeira etapa, em Santana do Ipanema, o Governo de Alagoas e a Semarh vão autorizar a primeira etapa da implantação de 30 sistemas de dessalinização, um importante mecanismo para contribuir com as famílias que residem no semiárido em transformar água salinizada em água doce”, explicou Alexandre Ayres.

A primeira fase, segundo o cronograma elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, contempla os municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Igaci, Inhapi, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Água Branca.

“O convênio junto ao ministério do Meio Ambiente tem um orçamento de R$ 21.617.597,15, suficientes para implantar os 101 sistemas de dessalinização previstos para a região do Semiárido. Inicialmente, o valor para implementar os 30 sistemas é de R$ 6.421.068,30”, informou o secretário Alexandre Ayres, que em 2015 coordenou as tratativas junto do Governo Federal para a liberação dos recursos.

Água Doce

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa, ainda, estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. Busca atender, prioritariamente, localidades rurais difusas do Semiárido Brasileiro.