Cidades

Estudantes alagoanos têm experiência internacional

05/01/2016
Estudantes alagoanos têm experiência internacional

Ana Livya viaja nesta terça-feria para os EUA, onde participa de um intercâmbio educacional. (Fotos: Valdir Rocha/José Demétrio)

Ana Livya viaja nesta terça-feria para os EUA, onde participa de um intercâmbio educacional. (Fotos: Valdir Rocha/José Demétrio)

Dois estudantes da rede pública estadual apresentam e representam Alagoas em eventos no exterior. Lucas Cordeiro, aluno da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, foi o único alagoano a participar do evento de colaboradores do Google, realizado em São Francisco, Califórnia (EUA),  no mês de outubro.

Já Ana Livya Almeida, aluna da Escola José Maria Correia das Neves, foi eleita “Jovem Embaixadora” e vai representar o Estado em intercâmbio educacional que será realizado este mês nos Estados Unidos.

Estudante do 3º ano da Escola Estadual Moreira e Silva, Lucas Vinicius Cordeiro, foi o único alagoano, entre os trinta brasileiros, selecionado para participar da Conferência Internacional dos Principais Colaboradores da companhia, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2015. O evento contou com a presença de 700 colaboradores da gigante da Informática.

Curioso e apaixonado por tecnologia da informação, Lucas aderiu ao programa há pouco mais de dois anos, onde voluntários, classificados entre usuários em ascensão e principais colaboradores, compartilham experiências e oferecem suporte sobre os produtos nos fóruns de ajuda do Google.

De volta a Alagoas, o estudante falou de sua experiência no evento. “Foram dias onde tivemos treinamento de aprimoramento nos produtos da Google e também conhecemos projetos que eles poderão lançar futuramente”, contou.

Jovem Embaixadora – Já Ana Livya foi a única alagoana entre os 50 brasileiros selecionados pela Embaixada Americana para participar do Programa Jovens Embaixadores 2016. Ela viaja nesta terça-feira, dia 5, retornando a Maceió no final do mês.

Por meio do programa, Ana Livya e outros estudantes de escolas públicas brasileiros participam de um intercâmbio educacional nos EUA. Durante três semanas, como representantes da juventude brasileira, eles se farão presentes em reuniões com autoridades do governo americano e outras lideranças da área social, além de conhecer escolas, ONGs, museus e a sede do governo americano, a Casa Branca.

Durante a viagem, os estudantes também terão a oportunidade de apresentar suas regiões e, ao final, farão um plano de ação a ser implementado após retorno, na área de voluntariado.

Autodidata em inglês, língua apreciada desde sua infância com apoio dos pais, Ana Livya é envolvida com causas sociais em sua comunidade. “Estou muito feliz pela conquista e espero fazer boas amizades durante a viagem e me desenvolver como pessoa, ajudando a melhorar o mundo em que vivo”, declarou a jovem.