Geral

Em clipe, Donald Trump volta a atacar muçulmanos

05/01/2016
Em clipe, Donald Trump volta a atacar muçulmanos
(Foto: RFI)

(Foto: RFI)

O pré-candidato republicano às eleições presidenciais americanas, Donald Trump, divulgou nesta segunda-feira (4) as primeiras imagens de sua propaganda de campanha, provocando uma nova polêmica.

O vídeo denuncia a imigração clandestina mexicana mas traz cenas de imigrantes do Marrocos. O pré-candidato republicano propõe construir um muro no sul da fronteira com o México para evitar o acesso dos imigrantes. A sequência mostra dezenas de pessoas correndo para atravessar uma grade.

As imagens foram filmadas em maio de 2014 e mostram marroquinos atravessando a fronteira para alcançar a cidade espanhola de Melilla, no norte do Marrocos.

Trump, favorito nas pesquisas, também propõe “proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.” O clipe de 30 segundos lembra que ele defende que essa proibição é necessária para lutar contra o terrorismo islâmico, e mostra uma foto do casal autor do atentado de San Bernardino, na Califórnia, que deixou 14 mortos em dezembro.

Dois milhões por semana em propaganda

A propaganda termina com o milionário dizendo: “Nós devolveremos à América a sua grandiosidade”. O candidato deverá gastar pelo menos U$ 2 milhões por semana em propaganda, de acordo com um comunicado.

Segundo equipe que coordena a campanha Trump, o uso das imagens foi intencional, e visa mostrar o impacto “que uma fronteira aberta teria na vida dos americanos, caso não seja construído imediatamente um muro para colocar um fim à imigração clandestina.”