Geral

Corpo de Bombeiros Militar inicia segunda etapa do Projeto Golfinho

12/01/2016
Corpo de Bombeiros Militar inicia segunda etapa do Projeto Golfinho
Solenidade de formatura dos golfinhos foi marcada por entrega de premiações e doações de alimentos

Solenidade de formatura dos golfinhos foi marcada por entrega de premiações e doações de alimentos

O Corpo de Bombeiros Militar iniciou nessa segunda-feira (11), a segunda etapa do Projeto Golfinho 2016, colônia de férias realizada em parceria com a Braskem, que leva a crianças de 8 a 13 anos de idade conhecimentos sobre salvamento aquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, além de palestras sobre zica, dengue e chikungunya, drogas, cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente, civismo e patriotismo.

A primeira semana de atividades do projeto foi encerrada na sexta-feira (8), em solenidade que contou com a presença do comandante-geral da corporação, Adriano Amaral, autoridades, bombeiros militares, pais e responsáveis. Na ocasião, foram entregues certificados e medalhas para todos os golfinhos, brindes para os primeiros colocados dos três pelotões e para os golfinhos destaque.

Na ocasião, o coronel Adriano Amaral falou da importância de ajudar ao próximo e de como esse ensinamento passado no projeto pode mudar a vida das crianças participantes e de muita gente do seu convívio diário.

“As noções que esses golfinhos aprendem aqui serão levadas para a vida inteira, e esse é nosso maior orgulho. Agradeço aos pais e responsáveis por ter nos confiado essa missão de poder passar um pouco do que sabemos para os novos alunos, multiplicadores do conhecimento”, falou.

Os critérios levados em consideração para a escolha dos golfinhos destaque foram pontualidade, frequência, comportamento, participação, engajamento na arrecadação de alimentos para doar para uma instituição de caridade, animação e caracterização no último dia.

Segundo a major Meidja Mesquita, coordenadora do projeto neste ano, a iniciativa busca incentivar uma competição saudável entre os pelotões para que eles se esforcem durante as atividades, principalmente na arrecadação dos alimentos. “Cada semana uma instituição diferente receberá os alimentos arrecadados e, assim, ensinamos aos nossos golfinhos como fazer bem ao próximo faz bem”, falou a coordenadora.

Na primeira etapa do Projeto Golfinho 2016 foram arrecadados, aproximadamente, 240kg de alimentos não perecíveis, doados para a Missão Batista Cristolândia Maceió, que acolhe viciados em craque.

Um dos responsáveis pela instituição falou da importância desses alimentos para a instituição e, emocionado, agradeceu aos golfinhos: “Muitos dos nossos jovens já nascem nas ruas e não conhecem nada, além da violência e as drogas. Quando conseguimos acolhê-los e ele entende que precisa de ajuda já é uma grande vitória. Estamos sempre precisando de doações, e essa iniciativa do Projeto Golfinho não tem preço”, disse.

Formatura – A solenidade de formatura dos golfinhos foi marcada por uma festa com jogo de luzes e DJ. Os pais tiveram participação decisiva na caracterização de cada pelotão, com direito a fantasias, acessórios, apetrechos, estandarte e até bandeirão com o nome do pelotão.

O momento da premiação foi marcado por muita expectativa e euforia. A golfinha Laís, de 9 anos, foi a primeira colocada do Pelotão Nemo e não escondia a alegria por ter participado do projeto. “Foi minha primeira vez no projeto e foi simplesmente incrível. Tudo que aprendi levarei pelo resto da minha vida”, disse.

Já o golfinho Pedro Ivo, 13 anos, participa do projeto há quatro edições e encerrou sua participação no golfinho neste ano de 2016 com a sensação de dever cumprido, mas, também, com a vontade de poder ser mais novo para poder participar em outras edições.

“Já fui do Nemo, do Flipper e agora fui do Cação, e foi muito emocionante participar em cada edição. Esse é um projeto incrível e, se pudesse, participaria todos os anos”, falou, emocionado.