Geral

Conheça os 10 benefícios do café para a saúde; Safra do grão pode ser a segunda maior da história

25/01/2016
Conheça os 10 benefícios do café para a saúde; Safra do grão pode ser a segunda maior da história
O consumo moderado de café (duas a quatro xícaras ao dia) exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2 (Foto: Reprodução)

O consumo moderado de café (duas a quatro xícaras ao dia) exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2, entre outras (Foto: Reprodução)

A produção brasileira de café da safra 2016 deverá ficar entre 49,13 e 51,94 milhões de sacas do produto beneficiado. Se considerada a média de produção (50,5 milhões), esta pode ser a segunda maior safra da história, ficando atrás apenas da safra de 2002 (50,8 milhões). A previsão indica acréscimo de 13,6% a 20,1% em relação à produção de 43,24 milhões de sacas obtidas em 2015. Cada saca tem 60 quilos. Os dados foram divulgados hoje (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a Conab, este é um ano de alta bienalidade para o café. A característica dessa cultura faz com que a planta obtenha melhores rendimentos em anos alternados, especialmente o café arábica, independe de tratamento do solo ou de outras ações tecnológicas.

Colheita-do-Café

O café é uma das bebidas mais saudáveis do planeta. É mais do que apenas um líquido de cor escura com cafeína, café, na verdade, contêm centenas de compostos diferentes, alguns dos quais têm importantes benefícios à saúde.

Vários estudos maciços têm mostrado agora que as pessoas que bebem mais café vivem mais e têm um risco reduzido de doenças como Alzheimer e diabetes.

FONTE DE ANTIOXIDANTES

O café é uma importante fonte de antioxidantes. Quando a água quente corre através das terras de café durante a preparação, as substâncias presentes nos grãos de café se misturam com a água e se tornam parte da bebida.

 

Cafezito

 

Algumas dessas substâncias são bem conhecidas, incluindo cafeína, mas há centenas de outros compostos lá também, muitas das quais a ciência ainda tem de identificar. Muitos destes compostos são antioxidantes que protegem os nossos órgãos da oxidação, que envolve os radicais livres trazem danos no organismo.

Sem entrar em detalhes complicados, a oxidação é acreditada para ser um dos mecanismos por trás do envelhecimento e doenças comuns como câncer e doenças cardíacas.

Café acredite ou não, é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, superando ambas as frutas e legumes, combinados.

Quando você está tratando a si mesmo com uma xícara de café, você não está recebendo apenas cafeína, mas um monte de outros compostos benéficos, incluindo antioxidantes poderosos.

 

VIVER MAIS

Vários estudos mostram que as pessoas que bebem café vivem mais do que aqueles que não. Existem vários estudos que mostram que quando as pessoas bebem café, elas têm um menor risco de morrer de uma série de doenças graves.

velhos café

Um estudo inovador, o maior de seu tipo, foi publicado em um jornal na Inglaterra em 2012. Foi feita uma associação em beber café com a mortalidade por causa específica total. Neste estudo, 402.260 indivíduos entre 50 e 71 anos de idade foram questionados sobre o consumo de café.

Os resultados foram bastante notáveis, depois de seguir as pessoas de 12-13 anos, aqueles que beberam mais café foram significativamente menos propensos a ter alguma doença.

No entanto, mesmo o consumo moderado de café (1 xícara por dia) foi associado com uma redução de 5-6% no risco de morte, mostrando que mesmo um pouco é o suficiente para ter um efeito.

Embora estes números possam parecer pequenos dado o quão incrivelmente o consumo de café generalizado realmente é, isso poderia ter implicações para milhões de pessoas.

Quando eles olharam para particulares causadoras de morte, eles descobriram que os bebedores de café tinham menos probabilidade de morrer de infecções, lesões e acidentes, doenças respiratórias, diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

O benefício não parece ser atribuído à cafeína, pois ambos teve o mesmo efeito. É claro que este é um chamado estudo observacional, que não pode provar que o café causou a redução do risco. Mas é uma boa garantia de que o café é, no mínimo, não é o vilão que foi feito para ser.

OUTROS ESTUDOS

Muitos outros estudos levam a resultados similares. Os efeitos do café sobre a saúde têm sido realmente estudou muito bem nas últimas décadas. Pelo menos dois outros estudos demonstraram que os bebedores de café têm um menor risco de morte prematura.

Se olharmos para doenças específicas, os bebedores de café têm um risco muito menor de Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 e doenças do fígado … só para citar alguns.

 

cofeee

Há também estudos de Harvard que mostram que o café pode fazer você mais feliz, reduzindo o risco de depressão, em 20% e o risco de suicídio em 53%.

Então, não só o café acrescentar anos à sua vida, mas também pode acrescentar vida aos seus anos.
O café é super saudável. Apesar de ter sido demonizado, no passado, o café é uma das bebidas mais saudáveis do planeta.