Geral

Cientista adverte: Este pode ser o último século da humanidade tal como a conhecemos

20/01/2016
Cientista adverte: Este pode ser o último século da humanidade tal como a conhecemos
(Foto:Reprodução)

(Foto:Reprodução)

Seth Shostak, do Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre, na sigla em inglês), localizado em Mountain View, Califórnia, argumenta que três grandes avanços científicos estão a ponto de mudar os seres humanos para sempre.

Shostak diz: “Nós podemos, eventualmente, produzir descendentes que serão tão diferentes de nós, como os cães são dos lobos cinzentos.”

“As alterações aleatórias e ascendentes de nossa espécie, ocasionadas pela evolução darwiniana, darão passo às melhorias dirigidas por futuros engenheiros.”

Shostak acredita que tecnologias como a engenharia genética, a inteligência artificial e as viagens espaciais estão prestes a mudar a raça humana para sempre.

Em um artigo publicado no site do SETI, Shostak argumentou que tecnologias como “bebês projetados” e computadores que se conectam diretamente com mentes humanas serão realidade em breve, e mudarão profundamente a humanidade.

Ele diz: “O desenvolvimento da inteligência artificial geral será certamente o condutor mais dramático da mudança, porque se trata menos de uma questão de melhorar os nossos descendentes e mais de substituí-los por nossos sucessores modificados.”

“Talvez possamos promulgar nossa cultura e a nós mesmos, colocando chips em nossos cérebros ou simplesmente fazendo o upload de nossos cérebros em máquinas. Mas você pode ter certeza de que o resultado não será o Homo sapiens que temos conhecido por 50 mil anos.”

Ele diz também que os seres humanos geneticamente modificados não serão apenas uma possibilidade, mas sim uma realidade inevitável.

Shostak diz: “A interação implacável entre a ciência e a tecnologia garante que o conhecimento genômico gerará um número crescente de aplicações. A cura de doenças é uma delas, e obviamente isso é algo desejável. Mas nossos esforços não estarão limitados apenas a curar a nós mesmos; vamos também optar por ser cada vez melhores. Você pode até hesitar em aprovar os bebês projetados, mas manipular geneticamente nossos filhos é algo que desponta no horizonte assim como o sol da manhã.”